Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Sobre o feriado de 15 de Novembro: A maldição do frade, ou Uma República desmoralizada e sem perspetivas... por Armando Lopes Rafael



“Um religioso, muito amigo e íntimo de Dom Pedro II, com quem conviveu quase toda a vida, de quem era confidente e conhecedor de todas as suas lutas, dificuldades, angústias e sofrimentos, e que no calor do movimento da expulsão de Dom Pedro II e toda a sua família, vendo a injustiça contra o Imperador sendo praticada, teria dito para que muitos ouvissem:
“Maldito seja o marechal Deodoro e todos os que o acompanharam nesse ato de injustiça, que é a expulsão do mais ilustre brasileiro, Dom Pedro II.
Malditos sejam pelo uso da espada , contra um homem velho, indefeso e doente.
Malditos sejam todos aqueles que ocuparem o cargo de governantes do Brasil sem legitimidade.
Malditos sejam os republicanos!”
(fato narrado no livro “A Maldição do Imperador-Cem anos de República–1889-1989", do advogado e historiador - residente no bairro Muriti, em Crato, Francisco Luiz Soares, impresso pela  Gráfica Sidil Ltda. Divinópolis-MG, 2000, página 364)

Se o fato acima é verídico, eu não sei.
Mas que dá para desconfiar dessa maldição, lá isso dá!
Dos 42 presidentes da República, 10 eleitos não cumpriram seus mandatos;  2 presidentes eleitos sofreram impeachment,acusados de corrupção e desvio de conduta (Collor e Dilma); 7 eleitos foram depostos; 1 eleito renunciou; 2 eleitos não tomaram posse por terem falecido; 1 assumiu pela força; 3 vice-presidentes terminaram o mandato de presidentes eleitos; 1 eleito foi impedido de tomar pose; 1 eleito se tornou ditador. Tivemos dois longos períodos ditatoriais, somando 35 anos. E nos últimos 90 anos apenas três presidentes civis, eleitos pelo povo, conseguiram terminar o mandato: JK, FHC e Lula da Silva.
Isso sem falar nas cassações de mandatos, exílios forçados, censura à imprensa, invasões de sindicatos, vários fechamentos do Congresso Nacional, políticos despreparados, demagogos e corruptos... Ah! ré-pública sem futuro!
Mas voltando ao início desta postagem: não dá para desconfiar que a maldição pegou?



5 comentários:

  1. Eu acho que a maldição que não conseguiu se pregar em alguns governantes foi se acumulando e toda junta caiu sobre o próprio povo brasileiro nos governos do PT. É provável que não exista maldição maior que Lula e Dilma.

    ResponderExcluir
  2. São várias as maldições que desaguaram neste ano de 2016 sobre a outrora chamada Terra de Santa Cruz, depois Império do Brasil. Uma delas é a maldição do petróleo. Osa governantes cariocas se acostumaram com a renda dos royalties do petróleo, que eram pagos pela Petrobrás. Os governos petistas roubaram tanto a Petrobrás que esta quebrou e rachou feitas duas quengas de coco. Quando, por exemplo, Lula e Sérgio Cabral decidiram realizar a Olimpíada no Rio, o barril do petróleo custava US$ 130. Hoje, está abaixo dos US$ 50. Mais: a nova lei dos royalties decidiu distribuir parte dos ganhos com os demais Estados. Foi aí que as finanças do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo sofreram forte abalo. Tirando São Paulo os outros Estados estão em petição de miséria. Onde já se viu isso?

    ResponderExcluir
  3. Uma das maiores “maldições” herdadas hoje pelos atuais governantes, mais deixadas pela incompetência, irresponsabilidade dos (des)governos petistas de Lula e Dilma (ambos agora acusados formalmente pelos dirigentes da Odebrecht como recebedores de propinas) é a o descalabro administrativo das dívidas de alguns Estados do Brasil que não têm dinheiro nem para pagar o funcionalismo público. Alguém imaginou que Estados como o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e outros ditos “ricos” passariam por situação de penúria como estão sofrendo hoje?

    ResponderExcluir
  4. Ninguém se iluda: o Brasil vai levar pelo menos 10 anos para sair do fundo poço. E até lá muitas pessoas inocentes pagarão (com o emprego; com a vida, pois a saúde pública está um caos; com a falta de educação e de segurança pública, etc) pela irresponsabilidade e ignorância da massa ignara dos grotões da miséria e do atraso, que em troca do bolsa-esmola, colocou essa dupla na mais elevada posição existente nesta republiqueta: a presidência da nação.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Armando - Pode ser que Deus ajude e o Brasil saia do fundo do poço da economia neste prazo. Porém do poço da imoralidade, da indecência e dos maus costumes vai demorar gerações.

    ResponderExcluir