Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 3 de dezembro de 2016

Destaques do sábado, 03 de dezembro

“25 de novembro”: permita-me uma reflexão sobre esta data – por Frederico d’Avila (*)
Cinzas do ditador Fidel Castro percorrem Cuba. Poucos cubanos homenageiam o tirano. Nem a esquerda conseguiu passar a falsa ideia de que “houve comoção na ilha-prisão”...

25 de novembro vai ser lembrada na História como uma data “sui generis” e que nos traz grande oportunidade de reflexão. É o dia da morte de Fidel Castro e o aniversário de nascimento de Augusto Pinochet. O primeiro, Fidel Castro, endeusado pelas esquerdas e pela mídia, após 57 anos de governo em sua ilha, Cuba, deixa um legado de pobreza, atraso, irrelevância econômica, um Estado policial onde há racionamento de alimentos e onde fuzilamentos e prisões arbitrárias fizeram parte destas quase seis décadas. E tudo isso sempre em nome da “liberdade”.

O segundo, o ditador Augusto Pinochet,  em apenas 17 anos, catapultou economicamente seu país, instituiu o serviço de Previdência pública mais perfeito do mundo (segundo a revista “The Economist”), transformou um país eminentemente agrário numa relevante economia sul-americana e mundialmente reconhecida, fez a educação básica chegar a toda a população e não só promoveu, como respeitou, o resultado de um plebiscito que consultava a população sobre a continuidade do seu governo ou não. Com instituições sólidas e as ideologias varridas do serviço público, o Chile hoje é exemplo de democracia moderna, com voto distrital, apenas sete partidos e tudo graças ao “terrível”, ao “tirano”, ao “ditador” Augusto Pinochet. 
(*) Frederico d’Avila – e-mail: fredericobdavila@hotmail.com

COMENTÁRIOS:
Paulo Roberto Gotac escreveu :“Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania.” Essa declaração faz parte da nota de Lula alusiva à morte de Fidel Castro, símbolo de uma das ditaduras mais longas, mais sanguinárias e mais supressoras das liberdades de expressão e dos direitos humanos de que se tem notícia na história contemporânea. Não se sabe qual era a intenção ou o que se passava na cabeça do ex-presidente brasileiro, ou, mais provavelmente, na de quem redigiu o documento, ao ser emitido posicionamento tão absurdo. Talvez o mais aceitável, entretanto, seja que tal sandice, recheada de hipocrisia, tenha subestimado, além de qualquer limite, a inteligência do cidadão brasileiro.
Paulo Roberto Gotac (E-mail: prgotac@hotmail.com)




Coisas da República: Povo volta às ruas amanhã e até juízes e procuradores vão participar de protesto na Av. Paulista
Ato de repúdio à aprovação do pacote das medidas contra a corrupção na Câmara está marcado para este domingo
Promotores e procuradores do Estado de São Paulo protestaram, nesta quinta-feira, contra a lei de abuso de autoridade em frente ao Fórum João Mendes, no Centro da capital paulista (Divulgação/Ministério Público de São Paulo)

Juízes, promotores e procuradores confirmaram presença no protesto marcado para domingo na Avenida Paulista, região central de São Paulo. Eles vão participar do ato que terá entre suas pautas o repúdio à aprovação pela Câmara dos Deputados do pacote das medidas anticorrupção e à possibilidade de enquadrar servidores do Judiciário no crime de responsabilidade.

O ato convocado por organizadores das manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff terá também a participação de grupo favorável à intervenção militar, que invadiu o plenário da Câmara no mês passado.

Para o protesto deste domingo, os movimentos não conseguiram chegar a uma pauta comum, mas todos defenderão a não interferência ao trabalho da Operação Lava Jato e farão críticas aos parlamentares. Com a aprovação da possibilidade de criminalizar a ação de promotores e juízes, o tema também entrou na pauta e ganhou a adesão dos servidores.
Fonte: VEJA desta semana
             
            

Um comentário:

  1. Armando - Como sempre, sua coluna de sábado vem recheada de varias noticias, cada uma a mais atual e importante.

    Quanto ao Fidel a mídia brasileira esqueceu, tratou de assunto mais comovente e triste que dominou o sentimento do povo- A queda do avião. Cuba perdeu o grande parceiro no carregamento do lixo que sobrou depois da queimação do ditador.

    Quanto ao governo e fraquezas, praticas imundas e sebosas, é hora da reação. Não é possível entregar um pais aos Renan, Requião, Gilmar Mendes, Toffoly, Lindberg e a canalha toda que age livremente sem a repulsa do povo. É preciso apoiar Carmen Lucia, Ronaldo Caiado, Cristovam Buarque, Magno Malta e tantos outros que ainda tem a capacidade de sentir vergonha.

    ResponderExcluir