Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O Cartão de Natal do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança (por Armando Lopes Rafael)

Todos os anos o Chefe da Casa Imperial do Brasil, Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, envia aos seus amigos e admiradores um bonito Cartão de Natal. Os temas escolhidos, para a impressão desses cartões do Príncipe, são sempre dentro da doutrina católica aliada a um resgate de episódios da história do Brasil.
Em 2016, Dom Luiz dissertou sobre São Pedro de Alcântara, o Padroeiro principal do Brasil. Hoje, poucas pessoas sabem que, logo após a Independência, o Imperador Dom Pedro I pediu ao Papa daquela época que decretasse como Padroeiro da nossa pátria o santo franciscano São Pedro de Alcântara. E isso, embora ele, o Imperador Dom Pedro I, já tivesse feito a consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em sua vinda de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro de 1822.
Com o golpe militar que implantou a República no Brasil, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores e, além disso, mostrava o quanto havia de positiva ligação entre o Império e a religião católica.
Abaixo, fotos do Cartão de Natal de Dom Luiz de Orleans e Bragança, neste 2016:

2 comentários:

  1. Entre as diversas qualidades dos Monarcas são as raízes profundas com o catolicismo. O espirito cristão, o respeito ao cristianismo. Deus no coração.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil atravessa uma grave crise política, econômica e, sobretudo, moral, a qual se agravou a partir da chegada ao poder do Partido dos Trabalhadores–PT.

    Tal crise, além de acarretar um grande desprestígio às instituições, é, a uma vez, causadora e consequência de um grave descontentamento que se alastrou, de norte a sul, por toda a sociedade brasileira.
    Neste panorama os membros da Família Imperial Brasileira representam hoje um patrimônio moral e ético para nossa nação. Representam, sobretudo, a esperança de que um dia o Brasil possa voltar aos seus dias de glória, como era na época que tínhamos a forma de governo monárquica, com um Chefe de Estado à altura da história, que foi Dom Pedro II.
    Felizmente seus descendentes honram a memória do homem que ainda hoje é considerado “O maior dos brasileiros”...

    ResponderExcluir