Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Lula já enfrenta o rigor da Justiça Divina – por Gabriel Tebaldi


“Nunca entre num lugar de onde tão poucos conseguiram sair”, alertou Adam Smith.
“A consciência tranquila ri-se das mentiras da fama”, cravou o romano Ovídio.
 Já na Bíblia Sagrada, no livro Deuteronômio 7,21 consta: “Não fiques aterrorizado diante deles, pois Javé, teu Deus, que habita em teu meio, é Deus grande e terrível".

     O drama vivido por Dona Marisa Letícia, esposa de Lula, que está entre a vida e a morte, é um fato lamentável,  pois - como diz o adágio - uma desgraça nunca vem sozinha. Todos lamentam a enfermidade da ex-primeira dama.

    E na contramão de todos está alguém que abriu mão de si mesmo pelo poder. Lula construiu uma história de vida capaz de arrastar emoções e o levar à presidência. Agora, de modo desprezível, o mesmo Lula destrói-se por completo.
Não é preciso resgatar o tríplex, o sítio ou os R$ 30 milhões em “palestras” para atestar a derrocada do ex-presidente. Basta tão somente reparar a figura pitoresca na qual Lula se tornou.

O operário milionário sempre esbanjou o apoio popular e tomou para si o mérito de salvar o país da miséria. Contudo, junto disso, entregou-se aos afetos das maiores empreiteiras, não viu mal em lotear a máquina pública, nem constrangeu-se em liderar uma verdadeira organização criminosa.

Sem hesitar, brincou com os sonhos do povo e fez de seu filho, ex-faxineiro de zoológico, um megaempresário. Aceitou financiamentos regados à corrupção, fez festa junina pra magnatas e mentiu, mentiu e mentiu. O resultado, enfim, chegou: ao abrir mão de si mesmo, Lula perdeu o povo.

Pelas ruas, o ex-presidente é motivo de indignação e fonte de piadas. Lula virou chacota, vergonha, deboche. Restou-lhe a militância do pão com salame e aqueles que tratam a política com os olhos da fé messiânica.

Seu escárnio da lei confirma sua queda. Lula ainda enxerga o Brasil como um rebanho de gados e não percebe que está só, cercado por advogados que postergam seu coma moral. Enquanto ofende o judiciário e todos aqueles que não beijam seus pés, Lula trancafia-se na bolha de quem ainda acredita que meia dúzia de gritos e cuspes podem apagar os fatos.

O chefe entrou num mundo sem saída, trocou sua consciência pelo poder e corrompeu-se até dissolver sua essência. Lula morreu faz tempo. Restou-lhe, apenas, uma carcaça podre que busca a vida eterna no inferno de si mesmo.

(*) Gabriel Tebaldi é graduado em História pela Ufes

2 comentários:

  1. O lula perdeu a grande oportunidade de sua vida de fazer algo diferente e perene em prol de todo o Brasil. Se no lugar de fazer uma distribuição massiva de esmolas e se associado as gangues de plantão para assaltar os cofres públicos visando unicamente a perpetuação de seu partido no poder e a implantação de um sistema socialista ditatorial que graças a sua falta de escrúpulos fracassou. Se ao invés de realizar essa política populista e nacionalista barata tivesse investido massivamente na melhoria das nossas escolas tivesse criado condições para a criação de empregos em massa e claro melhorado os salários dados trabalhadores não haveria a necessidade de distribuição de esmolas. A distribuição de renda com certeza seria mais lenta mas em contrapartida seria duradoura e de melhor qualidade. Após receber o país com as finanças organizadas com superavit ele preferiu a grandiosidade dos holofotes enquanto durou a disponibilidade de recursos não hesitou em gastar sem nunca imaginar que logo a conta chegaria e tudo teria de ser feito mais uma vez, alguém teria de tomar medidas ortodoxas antipáticas para voltar a duras penas a máquina aos trilhos.Para nós nordestinos ainda foi muito mais danosa a administração irresponsável do lulismo. Pois agora teremos que conviver por muito mais tempo com a necessidade de esmolas. Uma promessa que teria feito uma grande diferença para o Ceará para citar apenas nosso estado foi a transposição do Rio São Francisco que pelo mal da corrupção do Pt ainda hoje não foi concluída. Essa única ação se bem realizada já seria uma grande herança para nosso povo, pois não trata se somente de trazer água para matar a sede de nossa população mas de dotarmos a nossa região de água suficiente para dar continuidade ao seu projeto de irrigação. Não consigo entender como o Brasil tão rico em água, pois basta ver os nossos grandes rios da Amazônia aqui no nordeste mesmo além do São Francisco o Tocantines poderia ser transposto também. Nós deveríamos aprender com o povo de Israel que aproveitam todos seus escassos recursos hídricos reutilizando quase cem por cento das águas utilizadas nas cidades a utilização de uma irrigação moderna e eficiente bem como a utilização de água dessalinizada bem mais cara que qualquer outra para a utilização humana. Mas não o Lula preferiu claro fazer tudo igual aos seus antecessores que durante tanto tempo combateu ferrenhamente quando presidente de seu partido o qual o elegeu pelas promessas de erradicar a corrupção das terras brasileiras e o que vimos foi o aprimoramento a sofisticação e a massificação da corrupção em todos os níveis de governo de nosso país. E agora Lula, o que vais fazer com tua biografia emporcalhada por você mesmo, como achas que vais ser lembrado pelas próximas gerações. O Gabriel Tebaldi até que foi complacente em considerar o Lula uma carcaça podre, nem carcaça conssigo vislumbrar na história brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Bastim Moisés - Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Um depoimento de razoado saber pelas experiencias vividas nos últimos anos. O seu comentário se assemelha muito a postagem do Armando Rafael. Um conjunto de verdades difíceis de serem contestadas. Parabéns.

    ResponderExcluir