Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 5 de março de 2017

GOVERNADOR INSENSATO -- Jota Alcides

Desde que o governador do Ceará, Camilo Santana assumiu, em janeiro de 2015, que vinha sendo visto pelo povo de Juazeiro do Norte com certa desconfiança. Primeiro, por pertencer ao PT que fez administrações desastrosas nas Prefeituras de Fortaleza e Juazeiro. Segundo porque o PT é um partido político que não presta, só serve para a corrupção e, segundo o Ministério Público Federal, "é uma organização criminosa chefiada pelo ex-presidente Lula da Silva". 

E terceiro porque Carmilo Santana é um cretense-barbalhense que poderia ser tendencioso para prejudicar Juazeiro em favor de Crato e Barbalha, dois rivais históricos. Restava como esperança que Camilo Santana, sendo caririense, e conhecendo muito bem a realidade do triângulo JUABC (Juazeiro, Barbalha e Crato), e tendo morado e estudado no Juazeiro, no Colégio Salesiano Dom Bosco, tivesse alguma consideração e respeito por Juazeiro. 

Desse modo, os jauzeirenses passaram até a pensar que agora eram coisas do passado as maldades incríveis dos governadores Ciro Gomes(O Grosso) e seu irmão Cid Gomes(O Falso) contra Juazeiro. Basta lembrar que o governador Cid Gomes travou o aeroporto do Juazeiro, o mais importante do interior do Nordeste, por seis anos impedindo a Infraero de fazer melhoramentos urgentes e necessários. Mas Camilo Santana também é uma decepção. Macumunado com deputados estaduais inescrupulosos e demagogos aprovou e sancionou a Lei 16.198/2016, que impôs, de maneira absurda e irracional, novos limites territoriais ao município do Juazeiro passando parte de suas terras para Crato e Barbalha. Ora, o mínimo que se pode dizer é que o governador Caimilo Santana é um insensato porque é uma insensatez tirar terras do Juazeiro, que já é o menor município do Estado, para beneficiar C rato e Barbalha os dois maiores municípios da região do Cariri. 

Mais do qune insensato, o governador, ao sancionar essa lei, assinou uma declaração de guerra ao Juazeiro, mesmo porque ela foi aprovada, arbitrariamente, sem consulta púbulica, sem plebisicito ou qualquer discussão, sendo,. portanto, flagrantemente inconstitucional. Foi com base nessa verdade que o Tribunal de Justiça do Ceará decidiu, nessa semana, suspender a espúria lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Camilo Santana, liderando a marcha da insensatez contra Juazeiro. Se fosse sensato, o governador teria vetado a parte da lei referente ao Juazeiro. As justificativas até agora apresentadas pelo Governo do Ceará são ridículas. 

Diz, por exemplo, que a última lei que consolidou os limites intermunicipais do estado do Ceará foi a Lei nº 1.153 de 22 de Novembro de 1951, ou seja, há mais de 65 anos, quando o Ceará somente detinha 95 municípios e hoje tem 184 municípios. E daí? O que Juazeiro tem de culpa nisso para ser punido? Agora, com a revolta do povo do Juazeiro, o Governo vem dizendo que não houve alteração nos limites legais entre Juazeiro do Norte e Barbalha e entre Juazeiro do Norte e Crato.Mas , anuncia que o Distrito Industrial do Cariri, em terras do Juazeiro, na Lagoa Seca, será dividido em três partes iguais para melhor gestão dos três municípios. Conversa fiada. O governador está epenas querendo ser bonzinho com Crato e Barbalha prejudicando Juazeiro. 

Ele sabe que Juazeiro é a maior cidade do Cariri e do interior do Ceará, que Juazeiro é o terceiro maior polo da indústria calçadista brasileira, que uazeiro é o principal centro econômico do Cariri e não pode ceder uim palmo de suas terras para os vizinhos. Mesmo que dividisse o Distrito Industrial do Cariri, proporcionalmente, três partes para Juazeiro, duas para Crato e uma para Barbalha, o Governo do Ceará ainda estaria sendo desonesto e injusto com Juazeiro.

 Além de ser Metrópole do Cariri, apresentando-se como o maior centro industrial e econômico do Cariri, Juazeiro é líder absoluto do Cariri em todos os sentidos. Graças ao seu trabalho, seu empreendedorismo e à sua determinação histórica. Ao contrtário de Crato que não produz, não constroi, não progride por seu esforço próprio, sobrevivendo de doações dos Governos estadual e federal. Em Crato, até o palácio do bispo foi doado por Juazeiro. Por tudo isso, Juazeiro deve exigir ao Governador Camilo Santana a revogação dessa lei. já suspensa pela Justiça do Ceará, porque, além a falta de respeito, ela é inconstitucional e uma agressão ao povo do Juazeiro, Cidade que mais cresce no Ceará e um dos 72 mesopolos econômicos do Brasil. 

Se o Ceará naõ gosta de Juazeiro assim e faz rudo para prejudica-lo, o melhor que Juazeiro faz e lutar para ser anexado ao Pernambuco porque aí tera todo o apoio para ser a cidade que mais cresce no Brasil e ficará livre de perseguições e ataques do mesquinho Ceara. Vamos à luta. 

(*)Jota Alcides, jornalista e escritor, é autor de "Padre Cícero - O Poder de Comunicação" e "Juazeiro, Cidade Gloriosa"

Um comentário:

  1. Uma das características do Jota Alcides é não ter papa na língua, ser sincero e falar o que pensa. Muito do que ele diz é a mais pura verdade. Nós temos autoridades politicas, mas está a nos faltar lideres políticos.

    ResponderExcluir