Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 10 de abril de 2017

Em VEJA desta semana: Doria, 100 dias como prefeito: o Júnior cresceu

Antes desconhecido na política, ele agora acumula popularidade, faz agenda típica de campanha e polariza com presidenciáveis, mas nega ter Planalto na mira
Por Eduardo Gonçalves 
 De olho em 2018 - Em apenas 100 dias como prefeito, João Doria já é cotado a sair candidato no próximo ano (Marivaldo Oliveira/Código 13/Folhapress)

Na manhã do sábado 1º de abril, o prefeito João Agripino da Costa Doria Júnior (PSDB) pegou na enxada. Vestiu o uniforme do dia, de jardineiro, e, cercado por câmeras, plantou mudas numa praça na zona oeste de São Paulo, em mais uma ação do Cidade Linda, programa de zeladoria que se tornou a vedete do seu governo e ganhou projeção nacional ao ser exibido em placas publicitárias em dois jogos da seleção.

 “A impressão é que ele está em campanha eterna, mas esse é o jeito dele”, resumiu uma assessora. De fato, Doria é um comunicador nato e um bem-sucedido empresário do ramo. Se ele tem ou não pretensão de concorrer ao Planalto, é cedo para dizer. Ele passou os últimos dias negando a possibilidade. Mas é certo que há uma mobilização por parte do tucanato, de movimentos de rua e do empresariado para empurrá-lo à disputa, mesmo que isso signifique passar por cima do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Para aliados próximos, ele nunca trairia o seu padrinho político, que lhe assegurou base partidária e enfrentou caciques da sigla para conduzi-lo à prefeitura. “Os dois têm uma conexão muito forte. Se houver alguma coisa, será um projeto único entre os dois”, diz Júlio Semeghini, que foi secretário de Desenvolvimento de Alckmin e hoje é secretário de Governo de Doria. O prefeito também sabe que dificilmente conseguiria se eleger sem ter o apoio de um cabeça do partido. “Só popularidade não é suficiente. Para eleição presidencial, é preciso coligação e tempo de TV. Esses movimentos e grupos de empresários que o apoiam não entendem nada de como funciona a política”, diz um aliado de primeira hora de Alckmin.

Como o governador dá sinais claros de que não arredará o pé da disputa pelo Planalto, boa parte do PSDB paulista acredita que o prefeito deve deixar o edifício Matarazzo para tentar uma vaga no Palácio dos Bandeirantes. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Doria admitiu que pode se candidatar ao governo estadual, caso haja um pedido de Alckmin. Se isso acontecer, ele teria que enfrentar o vice-governador Márcio França (PSB), que sonha com o posto. “Só quem não conhece bem o Doria, pode imaginar ele tendo um gesto de ingratidão. Primeiro ao povo que o elegeu para cumprir um mandato e, depois, ao Alckmin, que foi o primeiro a acreditar nele”, comentou França.

Temas nacionais

Se na campanha ele evitou tratar de temas nacionais (recusava-se, por exemplo, a opinar sobre as mudanças na CLT aprovadas no Congresso à época), agora fala abertamente sobre esse tipo de pauta, da reforma da Previdência ao julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Em suas constantes aparições, sempre busca um jeito de polarizar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provável candidato do PT em 2018. Ao plantar uma muda de pau-brasil num evento no fim de março, fez uma dedicatória ao ex-presidente, “o maior cara de pau do Brasil”. Além disso, prometeu recentemente “usar todas as suas forças” para impedir a volta do petista e disse que iria visitá-lo na prisão para lhe dar um chocolate. Numa referência ao seu arqui-inimigo, Doria, que nunca fala palavrões, criou um xingamento direcionado aos críticos — chamá-los de “filhos do Lula” ou mandá-los para Curitiba, sede da Operação Lava Jato. Lula, por outro lado, passou a evitar os rebates — “Ele me provoca para ganhar projeção nacional”, disse o petista em entrevista a uma rádio pernambucana.

Em 3 meses à frente da prefeitura – que mais pareceram 3 anoconforme aliados -, Doria, que ainda se considera um não político, soube capitalizar e se tornar o centro das atenções em quase tudo o que aconteceu na cidade no período, até em ações das quais pouco participou.  Alardeou, por exemplo, que o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) havia retirado um acampamento na Avenida Paulista após um pedido seu, o que foi negado pelo movimento. Converteu propagandas negativas em positivas, como no caso da Amazon, que polemizou ao projetar trechos de livros nos “muros cinzas”, cujas pichações e grafites haviam sido apagados pela gestão tucana.

Doria reagiu dizendo que, se ela se importava tanto com a cidade, faria doações a bibliotecas e escolas. Na saia justa, a companhia atendeu ao pedido. Antecipou tempestades e agiu rápido, por exemplo, ao quitar — sem pestanejar — uma dívida de 90.000 reais do IPTU de sua mansão logo que a denúncia foi feita pela oposição na Câmara Municipal. Também não deixou passar medidas que tinham pequeno impacto econômico, mas grande apelo popular, como a criação da “Nota do Milhão”, que premia mensalmente com o valor quem pede nota fiscal em serviços municipais; a extinção da versão impressa do Diário Oficial; e a venda carros da administração. Se ele conseguiu colher frutos com essas realizações menores, imagine com as promessas de campanha que foram efetivamente cumpridas, como a de zerar a fila de exames na rede municipal e a de aumentar a velocidade nas marginais.


2 comentários:

  1. Quando o prefeito é bom 100 dias já podem comprovar!
    100 dias já se passaram. O de Barbalha mostrou serviço na crise do Hospital São Vicente de Paulo. José Arnon, em Juazeiro, mudou o local da Prefeitura, iniciou a construção de 2 praças e melhorou o calçamento nos bairros...
    E o que fez o prefeito de Crato nesses 100 dias, além de lamentar o "rombo" que encontrou na Prefeitura?

    ResponderExcluir
  2. O Dória tem realizado muito e cortado despesas. Aquela fila de 600 mil exames está resolvida. Solução boa para os hospitais, para prefeitura e especialmente para o povo. O homem é inteligente, preparado e não se enrola nas respostas. Coloca cada repórter no seu devido lugar. Eu gostaria de ver um debate entre o Dória e o Lula. O Lula ia passar vergonha mesmo sem ter.

    ResponderExcluir