Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 8 de abril de 2017

Governo discute norma para barrar mais de um sindicato por categoria, diz ministro - Por Fabio Amato.

'Não pode ter sindicato dos trabalhadores do shopping e [do comércio] da rua", afirmou Ronaldo Nogueira (Trabalho) em entrevista ao G1. Atualmente, país tem 16,5 mil sindicatos.

O ministro do Trabalho, RonaldoNogueira, afirmou, em entrevista ao G1, que o governo discute uma regulamentação com o objetivo de impor restrições ao registro de sindicatos criados para representar parcela de uma categoria já representada por outro sindicato em atividade.
Nogueira disse que "está sendo avaliado" se essa regulamentação também atingiria sindicatos em funcionamento que se enquadram nesse mesmo perfil.
"Tem sindicato constituído por categoria e tem sindicato por estabelecimento de negócio. Por exemplo: comerciário que trabalha em uma loja de determinada marca em um shopping é o mesmo comerciário que trabalha [em lojas] na rua. Não pode ter sindicato dos trabalhadores do shopping e da rua", disse o ministro.
De acordo com Nogueira, para autorizar a criação de novos sindicatos o ministério observará o princípio constitucional da unicidade sindical.
"Se fugir disso [se a categoria já estiver representada por outro sindicato], não pode se criar um sindicato", afirmou.

3 comentários:

  1. A farra dos sindicatos assemelha-se aos partidos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Sindicato só serve, hoje em dia,para surrupiar dinheiro do trabalhador e do imposto sindical. Dirigentes que enriquecem e não prestam contas do dinheiro da entidade sindical.

    ResponderExcluir
  3. Jozinaldo Freitas - A classe politica perdeu seu brilho a partir do momento em que sindicalistas que nunca fizeram nada nem fazem começaram a se eleger. Trouxeram para politica as mesmas ideias, os mesmos vicios, a preguiça e a safadeza.

    ResponderExcluir