Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de abril de 2017

Tríplex, destruição de provas e propina: o que disse Léo Pinheiro

Fonte: VEJA que está circulando a partir de hoje
 Saiba o que de mais importante o empreiteiro Léo Pinheiro contou ao juiz Sergio Moro ao ser interrogado na tarde desta quinta-feira

O ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenado pelo juiz Sergio Moro na Operação Lava-Jato, escancarou pela primeira vez  a troca de favores, o pagamento de benesses e os detalhes da conta clandestina que abastecia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O depoimento desta quinta-feira complica ainda mais a vida do petista e faz crescer as apostas sobre a possibilidade de prisão de Lula, atualmente réu em cinco processos da Operação Lava-Jato.
Confira abaixo os principais pontos do interrogatório do empreiteiro, conduzido pelo juiz Sergio Moro:

“O apartamento era do Lula”
Léo Pinheiro confirmou aquilo que o ex-presidente sempre tentou negar: o petista é, sim, dono do tríplex no Guarujá (SP). “O apartamento era do presidente Lula desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop [cooperativa habitacional dos bancários]. Já foi me dito que era do presidente Lula e de sua família. Que eu não comercializasse”

Reforma do tríplex foi abatida de conta da propina do PT
O executivo revelou a existência de uma conta mantida entre o partido e a empreiteira: “O Vaccari me retornou, dizendo que estava tudo ok, que poderíamos adotar o sistema de encontro de contas entre créditos e débitos que nós tínhamos com ele (…) no tríplex, no sítio e nos outros empreendimentos. A soma total disso me parece que era em torno de 15 milhões de reais”, disse Léo Pinheiro.

Dinheiro saiu de desvios na Petrobras
Léo Pinheiro afirmou que os gastos da OAS com o tríplex do Guarujá saíram de uma “contabilidade informal” da empreiteira – e que as despesas eram abatidas dos saldos de propina da Petrobras que o PT mantinha junto à OAS. “(Havia) uma contabilidade informal no que diz respeito a despesas efetuadas no tríplex que eram lançadas no empreendimento Solaris (o condomínio onde está o apartamento reservado para Lula) e, na verdade, essas despesas eram parte do encontro de contas de pagamento de propina na Petrobras”, disse Pinheiro.

Lula pediu para destruir provas que pudessem incriminá-lo
Ao juiz Sergio Moro, o empreiteiro relatou um diálogo que manteve com o ex-presidente Lula já no curso das investigações da Lava-Jato. Preocupado, o petista quis saber se havia registros de algum “encontro de contas” entre ele e João Vaccari, ex-tesoureiro do PT. E foi enfático: “ Se tiver, destrua”.

‘Eu me prontifico a falar sobre tudo’, diz Palocci a Moro
 Ex-ministro dos governos Lula e Dilma prestou depoimento de cerca de duas horas ao juiz Sergio Moro 

Ao encerrar o seu depoimento, de cerca de duas horas, perante o juiz Sergio Moro, o ex-ministro dos governos Lula e Dilma Antonio Palocci “pediu licença” para dizer que está à disposição da Justiça para “falar sobre tudo”. Mais especificamente, afirmou que pode entregar fatos, “com nomes, endereços e operações de interesse da Lava Jato”.

“Fico à sua disposição. Todos os nomes que optei por não falar aqui por sensibilidade da informação estão à sua disposição para o dia que o senhor quiser. E se o senhor estiver com agenda muito ocupada e determinar uma pessoa, eu imediatamente apresento todos esses fatos, com nome, endereço, operações realizadas e coisas que certamente vão ser do interesse da Lava Jato, que realiza uma investigação de importância”, afirmou o petista, acrescentando que as informações podem abrir um “caminho” que pode render mais um ano de trabalho a Moro. “Mas um trabalho que faz bem ao Brasil”, completou.

A declaração do homem forte dos governos petistas acontece num momento em que crescem os rumores de que ele esteja negociando um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. Durante o interrogatório, ele deu sinais do que pretende contar aos investigadores. Citou, por exemplo, uma “grande personalidade do meio financeiro” que lhe procurou para falar sobre recursos de campanha em nome de “uma autoridade do primeiro escalão do governo”. Ele ressalvou, no entanto, que não poderia revelar os nomes por estar em uma audiência pública. “Mas, em sigilo, eu lhe falo a hora que o senhor quiser”, disse a Moro.

Também deu a entender que tem conhecimento de irregularidades praticadas em outros setores da economia que não o petroquímico, como o de comunicação, frigoríficos e da construção civil. Ele ainda ironizou a percepção geral de que “todos os governos, [inclusive o do qual ele integrou], trabalharam só em função da Odebrecht”.

5 comentários:

  1. Eita! E ele ainda se diz o "mais honesto do Brasil". Imagina se não fosse.

    ResponderExcluir
  2. ENVIADO POR EMAIL - CRONISTA WILTOM BEZERRA :

    Morais.

    Transmita ao Armando Rafael a minha felicidade em ler o seu recado. Nos tempos da Rádio Araripe, o Armando sempre se mostrou uma pessoa reflexiva e muito serena.

    Tenho acompanhado seus artigos sobre os mais diversos assuntos. Não tenham dúvidas, trata-se de um intelectual de mão cheia.

    Wilton Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. O Brasil vai ter muito trabalho para desencarnar e se recuperar da ação do Lula. A destruição moral e dos bons costumes foi total e os seus cúmplices são fiéis. Só com muita cadeia é que vão, aos pouco, revelando os crimes. Está para nascer outro ser tão mal, nocivo e seboso como O Lula.

    ResponderExcluir
  4. Morais:

    Acho que o Brasil deve um grande favor a Lula! Este mostrou o alto preço que uma nação paga quando sua população despolitizada elege um despreparado para o mais alto cargo do País...
    Lula mostrou que a República faliu. E que a massa ignara brasileira não sabe votar.

    Ora, num país que até o analfabeto vota (e ainda tem quem ache que isso foi uma conquista) Lula passará à história como a maior farsa política da história brasileira, história esta pródiga em farsas.

    Luiz Inácio Lula da Silva foi e continua sendo uma farsa. Farsa que nasceu no movimento sindical; que serviu como delator contra seus companheiros no Regime Militar; que foi inventado como político pela esquerda católica a partir da finada (mais uma) “ Nova República”; farsa patrocinada pela esquerda intelectual ( artistas e professores das universidades públicas) e, quando chegou ao poder (e nele quis se perpetuar) corrompeu o Brasil, rebaixou o nível que o País tinha, auxiliado por uma organização criminosa com registro partidário e financiado por empresários corruptos.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Armando - Lula é resultado de tudo isso. Seu comentário é completo. Não carece de nenhum reparo.

    Lula perdeu varias eleições, só se elegeu quando o povo cansou dos também pilantras Sarney, Collor e Fernando Henrique, que o Lula em nada fica devendo a eles. A republica é predestinada ao fracasso, foi criada em cima de mentiras e historias mal contadas a partir do Tiradentes até hoje.



    ResponderExcluir