O Banco Central divulgou ontem o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR). O crescimento de 1,12% no primeiro trimestre do ano, depois de oito consecutivos em queda, sinaliza retomada da economia brasileira
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), divulgado ontem pelo Banco Central (BC), mostra 1,12% de crescimento na economia brasileira no primeiro trimestre de 2017 (janeiro a março) ante o último trimestre do ano passado (outubro a dezembro).
O resultado vem após oito trimestres consecutivos de queda, indicando que o País começa a reverter a recessão histórica pela qual passa.
Como o índice antecipa o Produto Interno Bruto (PIB) do trimestre, que será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em junho, a expectativa é que o resultado do PIB também seja positivo. O Brasil estava em recessão técnica desde o segundo trimestre de 2015, quando recuou dois trimestres seguidos.
São sinais positivos. As medidas tomadas são saneadoras e corretas. Afinal, Henrique Meirelles é um economista muito competente se não lhe atrapalharem o Brasil haverá de se recuperar dos males causados pelo PT.
ResponderExcluir