Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

064 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


Coronel Chico de Brito.

ORIGEM DA FAMÍLIA BRITO DE CRATO.

Segundo os mais velhos da família Brito de Crato, chegaram por aqui três irmãos, onde dois escolheram se fixar na ribeira do rio Carás ( Malhada e Palmeirinha) e o terceiro escolheu as proximidades da cidade de Crato ( Sítio São Bento).

Do tronco da Palmeirinha originou os Brito de Antônio de Brito Correia ( Padim Brito), pai de Pedro e Duquinco de Brito; o da Malhada, os Vieira de Brito/Macário de Brito e o do São Bento, os Brito de Yoyô de Brito, que era o pai do Cel. Chico de Brito.

Os três irmãos Brito vieram da região de Várzea Alegre, e eram:

TRONCO 1 - PALMEIRINHA.

01- Antônio de Brito Correia c.c. Isabel Bezerra de Morais, pais de Eufrásio Alves de Brito, Joaquim Marcelo de Brito, Antônio de Brito Correia, Severiano José de Brito e Miguel de Brito Correia. 

TRONCO 02 - MALHADA:

02 – Manuel Antônio de Brito, casado duas vezes, da primeira, com Bárbara Vieira da Rocha ( Bárbara Maria Rocha, falecida na Malhada em 1º de dezembro de 1855 aos 55 anos de vida, e em segundas, com Maria Custódia do Sacramento, sem filhos; Conforme seu Inventário datado de 1877(CAIXA: 24 PASTA: 381, ele era proprietário  de terras nos sítios Malhada, Papagaio e Estivas.

 TRONCO 3 – SÃO BENTO.

03 – Joaquim de Brito Correia , nascido aproximadamente, em 1788, falecido em Crato em 28.06.1854 era casado com Isabel de Brito ( Pereira de Brito); pais de Francisco José de Brito. Coronel Chico de Brito - foto.

9 comentários:

  1. Antonio Correia Lima faz um trabalho brilhante da genealogia das famílias de Crato. Parabéns. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Moraes!
    Os pequenos municípios ao redor, no meu caso Aiuaba, sempre sofriam a influência do Cariri, mais especificamente do Crato e Juazeiro.
    Em nossa terra, quando algo estava sendo implantado com mais rigor, disciplina, falava- se que a partir de agora é a “Lei de Chico de Brito”, portanto entendia-se que o “bicho ia pegar”!
    Acho que esta “lei” referia-se a este Coronel do Crato! 🤔😬

    ResponderExcluir
  3. E verdade amigo Luiz Antonio. A lei de Chico de Brito. O Cel Chico de Brito derrubou um prefeito do Crato e perguntado com que lei ele baseava respondeu : A minha, a lei do Chico de Brito. Depois foi vitima da mesma Lei, a lei do Cel Antonio Luis Pequeno. Pagou na mesma moeda.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia disso, grande Morais!
    Obrigado pelas suas postagens inteligentes e esclarecedoras!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Morais, obrigado pelas tuas postagens. Faz muito tempo que não nos comunicamos, mas isso não arreda meu interesse pelo teu Blog. Acompanho sempre e aprendo muito sobre nossa história. Obrigado.
    Fiquei curioso pra saber mais sobre essa família Brito. Sei que minha bisavo, Xavelina de Alencar, mãe de Carlos Alencar e de minha avo Ana de Alencar Moraes, era casada com um senhor dessa família Brito. Infelizmente, meus conhecimentos genealógicos terminam nessa geração. Agora fiquei curioso pra conhecer mais esse lado da família que vem dos Britos. O sul do Ceará é rico em personagens valorosas que não devemos esquecer. As relações são tão fortes que terminamos sendo uma grande família. Abraços, Antonio Dants, Wisconsin, EEUU 3 de abril de 2021

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família Brito é uma das maiores famílias do Crato e, também uma das mais importante. Lamenta-se que uma postagem que trata de sua origem, dos troncos familiares não apareça um "Brito" uzinho só para indez, com o seu comentário ou depoimento a respeito do tema. Uma pena. Falta de conhecimento e interesse juntos, de mãos dadas.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. De fato os 3 (três) irmãos de que trata a postagem do nobre Antônio Morais são filhos de Francisco José de Brito e Eufrásia Alves Bezerra, irmã esta do Ten. Raimundo Duarte Bezerra (o propalado Papai Raimundo). Além deles há outros 8 (oito) irmãos... Ainda neste ano 2023 estaremos publicando isso e muito mais em livro...

    ResponderExcluir
  8. Sou bisneta de Pedro Zacharias de Brito, que por sua vez é bisneto de Antonio Correia de Brito, este sendo neto de Francisco Correia de Brito. Tornando Francisco Correia de Brito meu antepassado da 8ª geração, salvo engano.

    ResponderExcluir