Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 23 de agosto de 2023

144 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Dizem, e é verdade que a união faz a força, que o segredo é a alma do negócio. Enquanto  estavam unidos,  esses pilantras e picaretas da politica atuavam  na mais perfeita tranquilidade. O Pajé nomeava o operador, que passava os recursos para o doleiro que transferia aos partidos e políticos, assim eram bem sucedidos nas suas atividades desonestas e malandras.

Caíram na besteira de se desentender. A coisa deu pra trás. O desmantelo tomou de conta por causa da desunião e das futricas. José Dirceu e Roberto Jefferson trocaram tapas. Entrou  água no negócio.

Esse fato me fez lembrar umas mulheres do sitio Charneca, em Várzea-Alegre, que até então faltava pouco para serem beatificadas, não havia quem soubesse nada sobre elas que desabonasse a conduta de honradez e fidelidade moral.

Um dia, lavavam roupa no açude do velho Januário e começou uma arenga entre duas delas. A teima foi tomando corpo e determinada hora uma disse para a outra : Você pensa que eu não seu que você traiu seu marido com Janjão? A outra,  você também botou chifre no seu esposo com Generino! Ele me falou!
Uma terceira aconselhou : acabem com isso, esses segredos não devem ser revelados. É muito feio. Não fica bem pra vocês!
Outra retrucou : Fique no seu lugar, não se meta onde não foi chamada, que você botou chifre no seu marido foi  com os dois.

Tanto num como no outro caso  a briga botou a caçada no mato.



3 comentários:

  1. Há um sentimento de que o governo atual tem o interesse de dar um basta nesse "toma lá da cá". Sabe-se que é tarefa difícil, pois o costume já tá enraizado e, como as mulheres da Charbeca, tem muita gente com o rabo preso nessa estória.

    ResponderExcluir
  2. Quem tem telhado de vidro não joga pedra no do vizinho. Infelizmente esse exemplo é muito real. Já está claro que o governo atual aderiu ao mesmo sistema nocivo e seboso existente a décadas.

    ResponderExcluir