Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 10 de setembro de 2017

Carta Aberta a Carmen Lucia presidente do STF - Por Priscila Garcia.


Ministra Carmén Lúcia,

É constrangedor que eu, uma cidadã brasileira comum, precise vir meter o dedo na cara da senhora, que é ministra do Supremo Tribunal do meu país, que neste momento a senhora preside, para apontar a tenebrosa vergonha que a senhora está protagonizando, diante de toda a população brasileira!

A senhora foi mencionada num ÁUDIO – cuja publicação o seu colega ministro Edson Facchin autorizou, retirando dele o sigilo legal – por um sujeito chamado Ricardo Saud como tendo sido “comida” – ou seja, traduzindo a expressão para uma linguagem menos chula: como tendo tido um caso de natureza amorosa-sexual – com o ex-ministro da Justiça e ex-advogado Geral da União, o sr. José Eduardo Cardozo.

Pois bem: a única resposta que a senhora conseguiu dar a isto foi a de que a senhora “mandaria investigar”.

O que a senhora não está entendendo ou está fingindo não entender, ministra, é que a senhora deve “mandar investigar” o que a senhora julgar que deve ser investigado: mas a referida afirmação sobre as relações da senhora com o mencionado senhor prescinde de qualquer “investigação”, porque está ali na fita pra qualquer um ouvir!

Ou vai querer nos dizer que o que a senhora quer que seja “investigado” sobre o assunto é “se a senhora teve mesmo um caso com o sujeito ou não”?

A senhora não sabe ? Esqueceu? Não tem muita certeza?

Qualquer pessoa minimamente decente, se fosse mencionada em lugar da senhora como tendo tido relações espúrias com o ocupante de cargo e funções tão importantes quanto os do sr. José Eduardo Cardozo, e em contexto tão grave, já teria metido um processo em cima do autor de tal afirmação: a Senhora, que é Ministra do Supremo, não fez isso, e se limita a dizer que “vai mandar investigar” – sem ter condições de dizer o que é que exisate pra ser “investigado” nesta especifica e torpíssima questão, uma vez que não duvida nenhuma, em pessoa alguma, de que a afirmação foi proferida, como todo mundo pode constatar e reconstatar!

A senhora, como resto dos seus colegas, perdeu a noção de honra e decência. Suas ações desmentem suas palavras “indignadas”, nas quais ninguém acredita mais.

Tanto a senhora quanto a ex-presidente Dilma Rousseff, de cujo governo o sr. José Eduardo foi ministro e advogadso geral, além de advogado pessoal, já teriam que ter iniciado de um imediato processo contra o autor de tão grave e pesada afirmação, parte de uma denúncia pública - fosse ele quem fosse!

O próprio sr. José Eduardo Cardozo, que se esquiva de responder e se limita a dizer que “armaram pra ele”, também já teria que ter feito a mesma coisa.

Resta a nós, ministra, a desolação certeza de que este país chegou ao fundo do poço da abjeção moral, nas pessoas de suas indecentissimas autoridades”.

Repito: não ouse juntar o insulto à injuria, vindo “exigir respeito” de nossa parte!

Nós não temos nenhum a dar: Nem a instituição que a senhora preside e representa, e nem a senhora, pessoalmente.

Um comentário:

  1. O Brasil é o unico pais em que os ratos conseguem botar a culpa no queijo.

    Millôr Fernandes.

    ResponderExcluir