Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Sob crise, Pezão reúne coronelato da PM do Rio - Por Josias de Souza.

Em meio à crise provocada pelas críticas do ministro da Justiça Torquato Jardim à Polícia Militar fluminense, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fenando Pezão, reúne-se nesta quarta-feira com os coronéis que exercem funções de comando ou subcomando na corporação. Espera-se o comparecimento de mais de 30 oficiais. Muitos comandam batalhões da PM. Sobre eles, o ministro da Justiça declarou: “Comandantes de batalhão são sócios do crime organizado”.

Os coronéis foram convocados por ordem do chefe do Estado-Maior Geral da PM, Lúcio Flavio Barracho de Sousa. A convocação ocorreu nesta terça-feira (31), no calor da divulgação do diagnóstico cáustico de Torquato Jardim sobre o setor de segurança do Rio. As declarações do ministro, veiculadas aqui no blog, incendiaram os ânimos da tropa. E o governador tenta debelar a ira dos oficias que o ministro da Justiça diz que ele não comanda.

Simultaneamente, o Clube de Oficiais da PM e a ONG Viva Rio inauguraram um abaixo-assinado eletrônico pedindo a demissão do ministro da Justiça. A petição está disponível aqui. 

“Em respeito ao Governo do Estado do Rio de Janeiro e às nossas instituições de segurança, em memória dos policiais vitimados pela violência assassina, por consideração e carinho às suas famílias, tendo em conta as tarefas extremamente complexas que se apresentam para os homens e mulheres que compõem nossas forças policiais e tendo em vista o decoro que se espera de um Ministro de Estado, o Viva Rio e o Clube de Oficiais da PMERJ lançam este abaixo assinado. Por tudo isto, vimos à V.Excia. pedir a demissão do Ministro da Justiça e Segurança Torquato Lorena Jardim.”

Um comentário:

  1. Todo brasileiro sabe que o desmantelo do Rio de Janeiro é fruto da união de traficantes, políticos, policia e outras autoridades. O Ministro errou quando denunciou sem falar os nomes. Vai terminar caindo por falta de coragem.

    ResponderExcluir