Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O Ginásio de meu tempo - Por Antônio Morais.

Março de 1965, primeiros dias de aula do Ginásio São Raimundo, o da antiga Rua Getúlio Vargas em Várzea-Alegre.

Adentra na sala o jovem professor de português, cumprimenta a turma, faz chamada, abre o livro nas primeiras paginas e  indica a  tarefa de casa.

Aprender  o poema Deus do Casimiro de Abreu para, no outro dia,  ser recitado em classe.

Passei a noite queimando  pestanas a luz de lamparina no Sanharol.  No outro dia, foi uma comedia, poucos recitavam com a precisão que se desejava.  Não fui chamado a fazer. Tive sorte. 

O nobre professor  era o meu amigo,  parente  e camarada Tibúrcio Bezerra de Morais Neto.


Deus - Casimiro de Abreu

Eu me lembro! Eu me lembro! - Era pequeno 
E brincava na praia; o mar bramia, 
E, erguendo o dorso altivo, sacudia, 
A branca espuma para o céu sereno.

E eu disse a minha mãe nesse momento: 
"Que dura orquestra! Que furor insano! 
Que pode haver de maior do que o oceano 
Ou que seja mais forte do que o vento?"

Minha mãe a sorrir, olhou pros céus 
E respondeu: - Um ser que nós não vemos, 
É maior do que o mar que nós tememos, 
Mais forte que o tufão, meu filho, é Deus.

2 comentários:

  1. Gosto muito destes artigos que falam do passado e das pessoas que vivenciaram os fatos antigos. Tenho vários livros sobre a História de cidades. É gostoso de lê e nos transporta para aqueles tempos.

    ResponderExcluir