Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Plinio Gomes de Norões, empresário vitorioso - Por Almério Carvalho, radialista e secretário da Câmara Municipal do Crato.

Descendente direto do Cel Mainha, José Francisco Pereira Maia, português, deputado provincial pelo Crato, o Abraão do Cariri, 77 filhos, Plinio Gomes de Norões tem, ainda, ligações familiares importantes, na politica, na industria,  nas forças armadas,  na imprensa. Sua descendência encontra-se com o PE Cicero,  de quem era primo legitimo, seu avô.

Secretario de planejamento da prefeitura do municipal Crato, pode-se creditar a ele boa parte do exito da administração Walter Peixoto, assessorando diretamente o Chefe do Poder Executivo,  na consecução de importantes obras, no município do Crato.

Paraibano de Itaporanga,  onde viviam seus pais, Gérson Bezerra de Norões e Severina Gomes de Norões.  Plínio nasceu a 28 de Agosto de 1937. Os estudos foram realizados na cidade do Crato,  no Colégio Diocesano, Seminário São José e Escola Técnica de Comercio.

Com brilhantismo, bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Crato e depois conquistaria  outro diploma superior  na Faculdade de Ciências Econômicas. Naquele primeira presidiu com eficiência o Diretório Acadêmico, e construiu na área externa, a Praça Luiz de Borba Maranhão.

Com vasta experiencia na vida publica, Plínio Gomes de Norões foi gerente interino da Agencia do Banco do Nordeste do Brasil,  em Campos Sales, Assessor contábil das prefeituras  de Crato, Santana do Cariri e Farias Brito. Exerceu com pleno conhecimento da função,  o cargo de secretario de finanças, com assessoria jurídica e na área contábil diversas empresas locais.  Professor da Faculdade de Ciências Econômicas  da Princesa do Cariri,  mostrou irrepreensível competência. 

Em suas diversas atividades, Plínio Norões foi diretor do setor  de Planejamento do Mobral em Crato e na Loja Maçônica  Acácia do cariri  importante destaque  como autor de trabalhos  sobre direito financeiro, além de  ser professor de português  e de direito fiscal  na Escola Técnica de Comercio  a época do professor e ex-prefeito do Crato , Pedro Felício Cavalcante.

No contexto de suas atividades na área contábil,  e como funcionário do BNB,  teve uma permanência de vários anos  na agencia da referida instituição bancaria, na cidade de Juazeiro do Norte.  Concluindo, Plínio Gomes de Norões, também esportista,  fundou em Crato a pratica do xadrez e do gamão, em habito e supervisão, junto aos amigos.

São filhos de Plínio, Ana Lucrécia, Plínio Tertius, Terencia Batista de Norões, Vitor Norões,  que herdam dos pais a inteligencia, argucia e vitalidade mental. 

Um comentário:

  1. Duas grandes personalidades. Almério Carvalho e Plínio Gomes de Norões. O Crato é um eterno devedor do trabalho dos dois.

    ResponderExcluir