Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 28 de março de 2018

A MENTIRA - Por Wilton Bezerra.



Várias vezes abordamos nesta página o uso da mentira no cotidiano do ser humano.
A constatação cientifica de que o nosso cérebro é preparado para receber falsificações, parece reforçar a noção da inverdade como arma primordial para quem quer se dar bem.
Pois é, os mentirosos se dão melhor. Os objetivos dos mentirosos são alcançados mais rapidamente.
Em se tratando de Brasil, a mentira é bem vinda.O brasileiro foi enganado e está fazendo a maior força para ser enganado, de novo.
Isto é, há um fascínio pela falsificação. Basta ver as escolhas nas enquetes ou pesquisas sobre o mundo político.
Mas, o assunto aqui se refere ao futebol. A Olimpíada realizada no Brasil proporcionou a única medalha de ouro do futebol brasileiro. 
Para começo de conversa a modalidade futebol nunca teve prestígio em torneios olímpicos. Aliás, começa antes que os jogos sejam abertos.
A seleção brasileira teve o direito de usar jogadores como Neymar, Renato Augusto e Gabriel de Jesus. As outras seleções, não.
A campanha foi marcada por resultados apertados diante de seleções medíocres.
Na decisão da medalha de ouro, tivemos a Alemanha com uma formação sub-20.
Jogo duro que terminou empatado em 1 X 1 levando a decisão para cobrança de penalidades. Brasil 5 X 4.
Pronto. A mídia esportiva vendeu a conquista como uma epopéia. Falei na oportunidade que aquilo era migalha para um gigante do futebol.
Os que aceitam a mentira, facilmente, se açularam.
Ontem, o Brasil venceu uma formação mista da Alemanha por 1 X 0. Jogo razoável em alguns momentos, com todo jeito de amistoso.
Nada mais.

Um comentário:

  1. Se o Brasil perde o jogo de ontem a imprensa ia dizer que foi pela ausência do Neymar. Ninguém diz que a Alemanha jogou desfalcada de 7 titulares.

    ResponderExcluir