Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 27 de março de 2018

Comentários sobre 2 programas do “Roda Viva” – por Armando Lopes Rafael


1ª entrevista: Ministro Marco Aurélio Mello, do STF
    Em fevereiro de 2017, o programa Roda Viva entrevistou o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal. Durante 90 minutos o que vimos foi o ministro com seu sorriso irônico no canto da boca e com sua “lábia carioca”, prenhe do sotaque artificial, cheio de ginga dos que nascem no Rio de Janeiro. Foi um desastre aquela postura do ministro Marco Aurélio de Melo. Este parecia estar numa sessão de julgamento do STF, com aquele linguajar jurídico,  incompreensível para a maioria do nosso povo.

       Um dos entrevistadores do ministro foi o jornalista José Nêumanne Pinto. Este “encurralou” Sua Excelência, Marco Aurélio Mello, mostrando que o Supremo Tribunal Federal tem sido uma instituição ineficaz e sem respaldo junto à opinião pública brasileira. O STF nunca (repito, nunca) condenou um único indiciado na Operação Lava Jato. Foi num momento infeliz que o ministro Marco Aurélio teve a ideia de perguntar a José Nêumanne Pinto:
– “Você não acredita na Suprema Corte do seu país? ”.
A resposta de Nêumanne veio clara, de forma sincera e serena:
– “Não”, disse o jornalista. “Eu não acredito. ”.
José Nêumanne Pinto externou o sentimento da imensa maioria da população brasileira.

2ª entrevista: Juiz Sérgio Moro
     Na última 2ª feira, 26 de março, o programa Roda Viva entrevistou o Juiz Sérgio Moro. Diferente do que aconteceu com o ministro Marco Aurélio, Sérgio Moro foi tratado pela bancada de entrevistadores como uma pessoa respeitável, de credibilidade, sensata e serena. E assim decorreu todo o programa. Equilibrado, seguro de si, Sérgio Moro não deixou de responder nenhuma pergunta. E fê-lo de forma sincera, com competência, esbanjando conhecimentos jurídicos. Moro falou do panorama das investigações, de suas perspectivas em relação ao combate à corrupção e, indiretamente, dos processos do ex-presidente Lula. Parecia estar em paz com a consciência do dever cumprido.

    Essa entrevista tem sido o assunto mais comentado nesta 3ª feira, em todo o Brasil. De Norte a Sul e de Leste a Oeste.   Moro disse torcer para que o Supremo Tribunal Federal (STF) “tome a melhor decisão” no caso das condenações impostas aos réus da Lava Jato.   O magistrado defendeu que, caso o Supremo Tribunal Federal continue a insistir em não punir os réus da Lava Jato já condenados em primeira e segunda instância, os brasileiros devem cobrar dos seus candidatos a possibilidade de reinstituir a prisão provisória por meio de uma proposta de emenda à Constituição (PEC).

     Milhões de brasileiros foram dormir tranquilos, pois a imensa maioria da população está afinada com o combate à corrupção que vem sendo feita por muitos políticos desta República. Não é exagero dizer que Sérgio Moro é o herói dessas pessoas honestas e bem-intencionadas deste país continental....

Um comentário:

  1. Prezado Armando Lopes Rafael - Sua postagem é de uma razoalidade prestimosa. De um lado vemos a sintonia que existe entre os corruptos e quem os defende ou seja : políticos com foro privilegiado e Juízes do STF.

    Por outro lado vemos que a sintonia entre um juiz justo, correto e aplicador da justiça é bem maior com o povo bom, honrado e que deseja o bem da Patria.

    No programa do ministro Marco Aurélio Melo o José Nêumani Pinto sozinho desmontou o STF, já no do Juiz Sergio Moro a bancada de entrevistadores composta pelos melhores jornalistas do pais tratou com lhaneza, admiração e respeito. Não houve contestação. Esse é o fato.

    Parabéns pela postagem. Um grande abraço.

    ResponderExcluir