Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

090 - O Crato de Antigamente - Antônio Morais.



Foto do Dr. Décio Telles Cartaxo, prefeito do Crato  por ocasião  dos festejos  do Centenário da cidade do Crato, 04.09.1953.

CRATO - Por Alves de Oliveira.

Tanto me afiz bela urbe, à tua natureza
Pelos meus respirada, exuberante e pura.
Que, ausente dos teus céus, nas horas de ternura.
Afloras-me ao cismar, bem fadada princesa!

Venho as auras haurir-te. E ao ver-te, que leveza
Blandiciosa me invade, e se aviva, e perdura.
Sentindo-me ingressar na região da Fartura,
Sentindo-me extasiar na zona da beleza!

E o Cristo Redentor, e as torres, e a serena
Verdura a emoldurar-te... Em fim, para que a pena
Deslize no papel, feliz, ágil, fagueira.

Basta-me a aparição, na tarde que se encerra.
De uma casa a alvejar num côncavo da serra,
Ou o simples flabelar de um leque de palmeira.

5 comentários:

  1. Tenho reprisado sistematicamente esse poema com o intuito de encontrar quem saiba e tenha conhecimento do seu autor - Alves de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Recomendo ler com um dicionario do lado......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Literatura refinada bem própria do Crato município modelo e cidade da cultura.

      Excluir
  3. Alves de Oliveira(José Alves de Oliveira), além de poeta, foi jornalista, tendo colaborado assiduamente com o jornal "Cidade do Crato".
    Além do poema por você publicado, ele tem um outro, muito bonito, chamado "Quando ela ri".
    É o pouco que se sabe sobre Alves de Oliveira.
    - Informações colhidas no livro O Crato Intelectual, de Raimundo de Oliveira Borges.

    Comentário do Nélio Falcão.

    ResponderExcluir
  4. O soneto é uma forma poética composta de 14 versos, comumente com versos decassílabos, cujo último concentra o sentido principal do tema do poema.

    ResponderExcluir