Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 30 de julho de 2023

118 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Estas historinhas resgatam várias personalidades prestimosas de Várzea-Alegre. O primeiro ambiente a barbearia de  Raimundo Santiago no centro da cidade. Só tem graça para quem conheceu os personagens. 

Raimundo Santiago cortava o  cabelo do João Francisco, Raimundo Inácio fazia a barba de Doca de Sousa, José André aguardava sua vez. 

Se achegou do local Pedro Silva e, disse : "Bença padim Zé André"! Em seguida chegou Negrinho de Pedro Borboleta e repetiu : " Bença padim Zé André" ! Logo a seguir foi a vez do Neguin de João Lopes, "a bença padim Zé André".

João Francisco perguntou a toda voz : Zé André você ainda tem outro afilhado desmantelado igual a estes?

Muito parecida, igual no ambiente, mas com outros personagens, Luiz Vieira cortava o cabelo de Raimundo Beca, na sua barbearia localizada  próximo a  residência do Dr. Lemos.  Depois da Duque de Caxias já na rua dos Perus. 

Zé André aguardava  a vez. Antônio André do Roçado Dentro se achegou  na calçada, levantou os braços e colocou as duas mãos  no alto da porta e disse a todo pulmão : Senhoras!

Zé André falou : Raimundo Beca o homem está falando. No que este respondeu : Está falando com a puta que lhe pariu!

O resto da manhã foi pouco  para darem risadas.



3 comentários:

  1. Uma historinha besta, simples, mas que resgata vários varzealegrenses. Essa é a finalidade desse grupo.

    ResponderExcluir
  2. Para quem conheceu os personagens, dirá que João Francisco tinha razão, com sua desconfiança em tantos afilhados e que Zé André era realmente muitos simples e carismático...

    ResponderExcluir
  3. Historias como esta, perpetuam os lugares de onde viemos.

    ResponderExcluir