Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 31 de julho de 2023

119 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



A família Vieira do Sitio Chico, em Várzea-Alegre se caracteriza pelo trabalho, honestidade, honradez e inteligência esmeradas.

Há quem diga que Joaquim Vieira, o nosso conhecido Joaquim de Libércia era o que se podia chamar de "o cúmulo da prevenção". 

Certa feita ele levou uma criança para consultar. O médico aconselhou internar a paciente e, voltar com ela para casa apenas no dia seguinte. Seria o mais prudente.

Joaquim concordou, mas, prevenido foi na Rádio Cultura e mandou a mocinha redigi um aviso aos amigos e familiares do sitio comunicando a decisão de deixar a filha internada. 

Joaquim perguntou a que horas o aviso ia ser lido e, depois da informação foi correndo em todas as casas da ribeira avisar que as duas horas ligassem o rádio para ouvir o aviso.

Outra vez ele estava de viajar para São Bernardo em São Paulo onde tinha uma reca de filhos morando, e, chamou uma nora e determinou : Faça uma carta dizendo que eu fiz uma boa viagem para quando eu chegar em São Bernardo enviar para vocês pelo correio. 

E assim foi.

Certa feita o pai dele  disse : Joaquim, pegue essa  braça e vá medir a cerca  do final da propriedade.  Vou substituir a cerca de madeira por arame. 

Joaquim foi e voltou: Pronto meu pai já medi! Quantas braças deram! E, era para contar.



2 comentários:

  1. Todo varzeaalegrense tem na sua verve muita generosidade, pureza e humor, que as vezes chega a ser confundida com leseira. No caso acima era prevenção mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem coisa mais gostosa, que este comportamento, para se recordar e divertir ????

    ResponderExcluir