Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de agosto de 2023

120 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Padre Otávio de Andrade.

Valentim Rocha de  Morais residia no Sitio Chico, já na divisa com o Sitio Panelas em Várzea-Alegre. Todo ano  sua esposa cevava um capão  e mandava deixar na casa do Padre Otávio, no dia de seu aniversário. 

Vicente,  filho do casal e portador do capão era meio abilolado, misturava as palavras e deixava  a conversa  atrapalhada.

Um dia, ele passava  na casa de José André montado  num burro com o capão pendurado  no cabeçote da cangalha.  O capão bateu as asas, o burro se espantou, derrubou  Vicente e saiu em disparada.  A cangalha encontraram  na localidade "Toco da Botija",  o capão  não se sabe que fim levou, quem comeu.

Vicente,  limpando o sangue das escoriações  com a queda olhou para José André e disparou : "meu padim Zé André, de hoje em diante, pela fé que eu tenho  no São Francisco do Juazeiro e no Padim Cicero do Canindé, nunca mais e me amonto num capão com um burro pendurado  no cabeçote da cangalha".

O fato é que nem  parando o sermão no mandamento "Não roubarás" e correndo a vista nos fiéis o padre  descobriu quem  comeu o capão dele.



3 comentários:

  1. Com absoluta certeza Zé André não comeu o capão do padre. Pela amizade que tinha se descobre onde estava tinha ido entregar em mãos, pode crê.

    ResponderExcluir
  2. Kkkkkkkkkkkk foi demais......bom dia grande contista.

    ResponderExcluir
  3. Saudade meu querido padre Otávio foi quem mim batizou quê Deus lhe ponha no reino da glória Amém quando criança gostava de lhes da abenção que hoje não tem mais essa tradição

    ResponderExcluir