Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 4 de agosto de 2023

122 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Foto colhida do Sitio Sanharol, hoje um bairro da cidade. vislumbra-se a Lagoa do Arroz,  a torre da matriz,  a lua e a majestosa Serra Negra.

O ranço da politica dos Coroneis.

Em 1950 a oposição de Várzea-Alegre se fortaleceu, os lideres fizeram um trabalho de qualificação de eleitores memorável, e era costume todo eleitor que era qualificado votar em quem fez o trabalho de qualificação.

Na eleição, os detentores do puder trouxeram de Fortaleza uma patrulha da policia militar composta por um sargento, um cabo e quatro soldados.

Se posicionaram no sitio Lagoa do Arroz, para impedir que os moradores dos sitios Sanharol até o Iputy, conhecidos por serem opositores do puder local, chegassem a cidade para votar.  

Assim é que todos voltavam da Lagoa do Arroz. Depois do almoço o velho  Zé Bezerra, do sitio São Vicente, colocou um chapéu de couro na cabeça e saiu para votar. No caminho foi seguido por vários outros amigos. 

Chegando na Lagoa do Arroz, o chefe  da patrulha  perguntou : Pra onde o senhor pensa que vai!

Resposta veio no embalo : Vou para cidade votar, e, não vai ser você que vai impedir. Avançou, jogou o sargento  pra cima de uma cerca e saiu em direção à cidade sendo seguido por uns 20 amigos que o acompanhavam.

O sargento reagiu dizendo : Velho mais doido!

Nas primeiras urnas apuradas o candidato Vicente Primo de Morais, da UDN botou uma grande maioria. Suspenderam a apuração e levaram o restante das urnas para serem apuradas em Lavras da Mangabeira. 

Não deu outra, o candidato do PSD Adelgides Correia reverteu o resultado e se elegeu para o mandato 1951/1955.

4 comentários:

  1. Vicente Primo de Morais e outros familiares foram embora de Várzea-Alegre. Uns para o Crato, outros para cidades da região se estabelecendo em suas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Velhos tempos, novos modos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Quer dizer que não é de hoje o problema de "falcatruas" nas eleições????...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ganância pelo poder é milenar, e não existe registro de quando se iniciou

      Excluir