Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 27 de agosto de 2023

"Histórias, causos e proezas" - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.


Acabo de ler, “de cabo a rabo”, o livro “Histórias, Causos e Proezas”, de Antonio Alves de Morais. Sou um leitor do seu blog na internet, há bastante tempo. 

Morais é um devotado contador de histórias e causos do nosso interior, dentro de uma linguagem simples.

Sua obra destaca importantes figuras deste celeiro de talentos que é o Cariri, sem esquecer tipos populares que fizeram parte do cotidiano das cidades.

Morais tem uma memória prodigiosa e de suas publicações no blog, fisguei saborosos causos que constam nos dois livros que cometi, pelo que agradeço.

“Histórias, Casos e Proezas” deve ser obra de consulta para as novas gerações cratenses e caririenses, interessadas em conhecer a essência do nosso povo.

Parabéns, Antonio Morais. O amigo marcou um gol de placa.

Um comentário:

  1. O Blog do Antonio Morais sempre teve como principal parceiro Mundim do Vale. Antonio Morais e Mundim do Vale contam os causos adaptando no tempo, no local e jeito de contar.

    O que é Joaquinzão para Mundim pode ser Chicão para Antonio. Dependendo das figuras envolvidas no causo.

    Mundim e Morais são primos e há entre eles um admirável entendimento movido por uma amizade e confiança inquebrantável que nada pode alimentar discórdia.

    Pra eles não faz diferença se quem está contando o causo é um ou o outro.

    Quanto ao livro é um apanhado de historias e causos que por mais mirabolantes que sejam são verdadeiros : Existiram os personagens e aconteceram as historias.

    E o mais importante, as pessoas do tempo conheceram os personagens e as suas genealidades.

    Agradeço ao Wilton Bezerra e recebo sua declaração como apoio para que me "astreva" a ingressar noutras aventuras. Importante : Para publicar causos que por ventura me tenham como fonte não será necessário pedir permissão.

    ResponderExcluir