Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 10 de agosto de 2023

132 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Na década de 60 do século passado foi a vez de José André organizar a equipe acima :  Identificação : Em pé da esquerda para direita : Mascote, Vicente Santiago, Pinga, Antão Inácio e Bacabal. Na mesma direção agachados : Raimundo Bitu, Bilé de Manuel, Antônio Alexandre, Perna Santa, Nicolau Sátiro e Luiz Alexandre. 

Desde a copa de 1938 no Uruguai o sitio Sanharol, em Várzea-Alegre, passou a disseminar e desenvolver a pratica do esporte bretão. Os irmãos  Francisco  Bitu de Brito e Raimundo Bitu de Brito formação  duas equipes : "O Palestra e o Tabajara". Havia uma rivalidade e disputa muito grande entre as equipes o que era muito prazeroso e salutar, pois nunca ultrapassava os limites da civilidade.

Um dia, Chico Bitu acertou uma partida do seu "Palestra" com o Roçado de Dentro. No bate bola inicial, José de João do Sapo, jogador do Sanharol estava calçado com uma alpargata de rabicho feita por José Faustino cujo solado era de um pneu de um trator. 

Manuel de Pedro do Sapo, jogador do Roçado Dentro, vendo o que  poderia ser considerado um risco de perna quebrada disse para  os companheiros de sua equipe : "Com José de tio João de zapragata na becança o diabo é quem vai". Fez bunda de ema na direção de casa, no que foi seguido pelos demais atletas, e, a partida foi suspensa até hoje.



3 comentários:

  1. Era uma equipe de um sitio, mas jogava em qualquer cidade com desenvoltura impar. José André do Sanharol o chefe da delegação dizia - Eu levo muita fé e tenho muita confiança no Veínho. O Veínho a que ele se referia era Luiz de Lixandre, o último agachado a direita. Tinha um preparo físico admirável.


    ResponderExcluir
  2. Zé André foi um grande incenticador do futebol. No Sítio Sanharol, organizava o campo, ternos, bola etc. e, nos dias das partidas, que geralmente eram no domingo, ainda trazia a Banda de Música de Várzea Alegre prá tocar e também autoridades empresariais e políticos da região.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma equipe de um sitio que enfrentou e venceu equipes de várias cidades. Atrás da foto de chapéu de massa José André, um agricultor que orientava os atletas.
      Boas lembranças.

      Excluir