Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 19 de julho de 2017

Você sabe o que é capitão? - Por Antonio Morais.


Dona Anunciada reuniu as filhas e anunciou : Vejam o que o pai de vocês anda fazendo com o dinheiro da aposentadoria dele e da minha, está faltando mantimentos  na despensa.

As filhas ficaram inhetas, num pé e noutro, foi um afregelo. Esperaram o dia combinado do pagamento no banco.

No dia Belisário acordou cedo, botou roupa nova, espremeu um frasco de perfume mistral no sovaco, colocou chapéu na cabeça e fez finca pé pra cidade. As filhas acompanharam sempre  medindo uma certa distância para que o velho não desconfiasse e caisse na esparrela armada por elas. 

Belisário saiu do banco  e rumou  para o puteiro de Antônia de Canela. De longe as filhas viram o velho todo fiota acomodado numa mesa cometendo pecado  com duas "quenguinhas" no colo tomando cerveja num copo só. 

Belarmina  já queria fazer um barraco ali mesmo, mas, foi impedida pelas irmãs. Calma, espere ele chegar em casa.

Belisário chegou em casa mais desconfiado  que esses bandidos da Lava Jato quando vão a Curitiba falar com o Juiz Sérgio Moro. 

Começou o fuzuê, um cu de boi da muzenga. Belisário nada dizia e as filhas revoltadas de pauta com o diaba.

Por fim,  a caçula olhou para o velho e lascou : Papai eu só queria saber o que o senhor  com 80 anos faz com aquelas quengas?

O velho Belisário respondeu de forma quase teatral : Eu boto pra fazer "capitão".

Um comentário:

  1. Por mais que você ache essa historia mirabolante ela tem um pouco de verdade. O Puteiro de Antônia de Canela existiu em Várzea-Alegre e tinha fama.

    ResponderExcluir