Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Quando será que Ciro Gomes vai cair na real? – por Paulo Sampaio Amaral (*)



 “PT tira neta de Arraes da eleição para isolar Ciro” (cfe. Jornal “Estado de S. Paulo”). Ciro Gomes se diz amigo de Lula há 30 anos. Nada mais trágico, e às vezes cômico, que uma amizade e um amor não correspondidos. Ciro não se cansa de ser maltratado por Lula, e continua a procurar seu apoio com o comportamento de um sabujo. Há alguns anos, para se livrar dele, convenceu Ciro a aceitar a manobra eleitoreira ridícula de transferir seu título de eleitor para São Paulo.

Marta Suplicy, na época no PT, teve a clarividência e a coragem de dizer que Ciro, apesar de paulista de nascimento, não tinha nada que ver com São Paulo, que, aliás, por mais de uma vez destratou nas suas costumeiras declarações destemperadas. Logo depois se viu obrigado a voltar para seu Ceará – que, aliás, o tenha para sempre.

Mas Ciro não desiste: viu na inelegibilidade de Lula sua chance de ouro de ser ungido o candidato de união das esquerdas, com o PT na cabeça, herdando os votos de Lula – embora tenha buscado desviar a atenção desta oportunidade que parecia ter-lhe caído no colo quando manifestava, com cautela (o que não é do seu estilo), seu pesar e tristeza pela prisão de Lula. Doce ilusão!

Lula cuidou pessoalmente, mesmo na prisão, de articular a rasteira que deixa Ciro sozinho no meio da avenida, sem nenhuma aliança na campanha, contando só com os segundos do PDT no programa eleitoral gratuito. A bem dizer, nestes 30 anos Ciro já deveria ter aprendido que Lula não é amigo de ninguém, a não ser de si mesmo. Nunca foi visitar José Dirceu (outro sabujo de Lula) na cadeia, por exemplo, nem outros petistas presos, provavelmente com medo de se prejudicar.
(*) Paulo Sampaio Amaral – E-mail: drpaulo@uol.com.br

Um comentário:

  1. Quem acompanha a vida politica do Ciro Gomes sabe que ele, um dia, falou num debate na frente do Pajé : Quem quiser tocar fogo no Brasil vote no Lula. Para calar o bocudo Lula o fez ministro e o homem deixou a barba crescer e dali por diante ninguém defendeu o Lula mais que o Ciro Gomes.

    O lula autorizou e o Ciro atendeu quando transferiu o domicilio eleitoral para São Paulo, com a promessa que seria governador do estado. Não deu. Agora o Lula na cadeia, hora Ciro acusa, hora defende e o Lula lhe deu uma bela rasteira. Bem que o Ciro merece isso e muito mais. Um idiota que passa do limite de canalha.

    ResponderExcluir