Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 27 de setembro de 2018

E D U C A Ç Ã O É DESAFIO DE SER HUMANO - Por Edmilson Alves.


Postagem dedicada "in Memoria" da grande educadora de minha terra, Várzea-Alegre - Professora Ormecinda Siebra, foto.


E D U C A Ç Ã O. 

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Entretanto, a educação propriamente dita, é algo especial que, na época da Grécia antiga, limitava o conhecer a pequena casta do saber. Então, na idade média, um monge tcheco, da época da inquisição, impôs novos caminhos que dinamizassem o conhecimento. Foi quando surgiu o ensinar de forma massificada que não é o mesmo que educar.

Educar é construir o caráter. É formar homens para construção da nação. Educar é investir na criança que necessita de carinho, sem excesso de permissividade e disciplina, sem excessos de rigidez! Amar é reorientar os homens para os desafios humanos. Aonde o PAÍS quer chegar com o seu estilo inapropriado de ensino? O país necessita pensar grande, voando alto, o voo de Águia, para o povo sonhar alto. Querendo o melhor do melhor... Querendo coisas boas pra a vida... É pensando assim que trazemos que atraímos aquilo que queremos, necessitamos!  Pensar pequeno limita a vida. Coisas pequenas atraem pequenos resultados. Desejar o melhor do melhor é que queremos! 

Se o planeta fossa uma aldeia com 100 pessoas, oito (8) possuiriam 50% das riquezas do mundo, sendo que seis (6) dos oito (8), seriam norte americanos. Dos cem (100), oitenta (80) viveriam em condições subhumanas. Quem tivesse comida na geladeira, roupa no armário, um teto onde morar, seria mais rico do que 75% da população mundial Se você pode ir à escola, à sua igreja sem medo de ser humilhado, preso, torturado ou morto, certamente, seria mais afortunado do que 3 BILHÕES (3.000.000.000) de pessoas no mundo e, ainda, caso guardasse dinheiro no banco, na carteira e possuísse algumas moedas em um cofrinho, já estaria entre os 8% mais ricos deste planeta.  Ao analisar nosso mundo desta perspectiva tão reduzida é quando se faz mais importante a necessidade da reflexão sobre a EDUCAÇÃO! Educação é poder! 

Educar é reinventar-se para a vida, vivendo intensamente cada dia, aprendendo novas saberes, e novas profissões. Educação o melhor investimento de países que enxergam o futuro.  No Brasil, todavia, as crianças são quase sequestradas para frequentarem salas de aula, em troca de merenda escolar, sem outra motivação! Os professores não são formados e bem informados no que se propõem ensinar. 

Ganham salário de fome. Após o ensino médio o estudante, no Brasil, perde quase oito anos e nada aprendem.  O jovem, grande maioria, nada sabe, nada aprendeu. Não aprendeu a pensar, a ler e interpretar um texto, Aos vinte e um anos, ainda, não se sentem adultos. Exauriram seu tempo com prazeres efêmeros. Não têm profissão, não tem amigos, não tem ninguém, embora suponha que no mundo virtual, há milhares de amigos. Jamais houve tanta solidão na vida dos jovens quando descobrem a realidade da vida real. Nos últimos vinte ano no planeta aumentou em trinta por cento (30%), o número de suicídios entre os jovens. Não têm noção de lógica. Como irá votar com consciência e mudar o perfil dos pais?  O que nos resta? Só com ideias revolucionárias na educação, realizam-se grandes feitos, sem a propaganda falsa de que o Brasil é a “PÁTRIA EDUCADORA”!


Um comentário:

  1. Um casamento que produz bons frutos : um professor competente que sabe ensinar e o aluno estudioso que quer aprender.

    ResponderExcluir