Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Mensagem ao Blog do Antonio Morais - Por Helder Macário de Brito.



Ao agradecer pelo que você fez e falou a meu respeito dias atrás, ligou a minha personalidade a de alguns de nossos  antepassados, quero dizer que fiquei muito lisonjeado e feliz,  recebendo inclusive, parabéns de alguns amigos como Armando Rafael por exemplo, coisa que jamais  pensei acontecer porque o que fiz, para mim, era tão natural e eu já havia feito algo tão semelhante que, achava, estava apenas cumprindo um dever, e que se eu não fizesse como fiz, iria, por certo,  me sentir um fraco, um covarde, embora ache também, que hoje em dia,  muitos dos que tem aquela oportunidade não a desperdiçam e, as vezes, até provocam propostas indecorosas como vemos acontecer, agora, tão corriqueiramente.

Vemos o pais ser corroído, acontecendo tanto ao que se assemelha ao que me foi proposto, e é aceito, o que se chama corrupção que tornou-se tão corriqueira no pais, tornando o povo tão incrédulo que se torna sem  rumo, sem saber em quem  confiar,  e em quem votar, embora saiba que pra muita gente de valor, digna de confiança, mas que se recusa participar de alguma função por temer ser julgado má pessoa. indecente, desonesta, havendo felizmente algumas deste grupo que aceitam o cargo,  não se dobram a contaminação do país, e executam decentemente as suas obrigações, só que fica difícil para o povo saber  quem é assim,  pois até a justiça, às vezes, é falha,  não fazendo a própria lei da ficha limpa funcionar.

Até alguém chegar ao cumulo  de achar e dizer que, quem é honesto, condena a corrupção, é um tolo, um imbecil,  não como acontecia na época de nossos antepassados, e como você diz eu puxei  os seus procedimentos  o que me engrandece intimamente, sem contudo me engrandecer, a ponto de pensar que sou superior  a quem quer que seja,  preferindo ser humilde, mas, acreditado, achando que alguns como você e outros da família, tem o mesmo temperamento,  a mesma maneira de ser,  a mesma fibra,  a mesma historia,  que possa ser contada abertamente como você contou  um pouco da minha.

Obrigado, meu amigo, meu parente,  que muitos que vejam o seu feito  o seu trabalho, acreditem que eu sou mesmo  um defensor da ordem, da justiça, do cumprimento dos deveres, modéstia à parte. 

2 comentários:

  1. Há poucos dias o Blog publicou uma postagem fazendo referência a ascendência do Helder Macário de Brito. Ele pertence a nona Geração do Alferes português Bernardo Duarte Pinheiro que chegou em Várzea-Alegre por volta de 1718. A mensagem fazia referencia a uma sua historia ocorrida quando prefeito da cidade de Campos Sales. Essa historia nos levou a comparar com os exemplos de seus antecessores. Legado de grandeza, honradez, ética e moralidade. Em resposta aquela postagem ele enviou este texto que publicamos e agradecemos pela colaboração.

    ResponderExcluir
  2. Hélder Macário de Brito é um homem de bem, na verdadeira acepção do termo. É uma pessoa simples, educada e dotada de honestidade nas suas ações. Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. O indivíduo que é honesto geralmente é humilde e sincero. Não prejudica ninguém. Respeita grandes e pequenos. É veraz e respeitado na comunidade. Assim é Hélder Macário de Brito.

    ResponderExcluir