Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

25 de outubro: Dia Santo Antonio Galvão, o Primeiro Santo nascido no Brasil


   O primeiro santo nascido no Brasil, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, conhecido como São Frei Galvão é comemorado no dia 25 de outubro. Nasceu no dia 10 de maio de 1739 em Guaratinguetá – SP, em uma numerosa família que possuía muitas posses. Posses essas que abandonou para tornar-se religioso.

    Entrou no convento dos filhos de São Francisco no Rio de Janeiro aos 16 anos. Em 1762 foi admitido à ordenação sacerdotal, foi então enviado para o Convento de São Francisco, em São Paulo, para os estudos de filosofia e teologia.

    Frei Galvão fundou em 1774 o conhecido Convento da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição, e em 1811 o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba (SP). Já com a saúde debilidade, Frei Galvão passou a residir no convento da Luz até 1822, quando veio a falecer no dia 23 de dezembro.

     São João Paulo II o beatificou 25 de outubro de 1998 e Bento XVI o canonizou em 11 de maio de 2007. Sobre a fama de santidade de Frei Galvão, a Irmã Célia Cadorin, postuladora da sua causa de canonização, ressalta que não faltaram as provas e documentos. “O processo inteiro comportou quase 10 mil páginas, contendo um relato sintético de mais de 8 mil graças alcançadas”. Entre as numerosas graças recebidas pela intercessão de Frei Galvão destacam-se, pela simplicidade e pela maravilhosa confiança na Mãe de Deus que encerram, as pílulas miraculosas.

Um comentário:

  1. Na cidade de Várzea-Alegre o médico Pedro Sátiro construiu um Capela, em sua propriedade em homenagem a Frei Galvão. Eu não conhecia a história do santo brasileiro.

    ResponderExcluir