Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

“Uma menina abusada pode ser ministra da República!” - Por Damares Alves, Ministra de estado dos direitos humanos.

Seu pé de goiaba pode dar alguma utilidade à pasta dos Direitos Humanos: o combate aos abusos sexuais, sobretudo à pedofilia. É nisso que ela tem de se concentrar.

“Aos dez anos, tentei me matar. E eu peguei veneno em casa para tentar me matar. Mas eu vou te contar uma coisa que aconteceu comigo dos seis aos dez anos. 

Na casa de meu pai, tinha um pé de goiaba. E quando eu queria chorar, eu ia para aquele pé de goiaba. E eu tinha o meu amigo imaginário. As crianças hoje têm um amigo imaginário que é um unicórnio, fada, duende. Eu, o meu amigo imaginário era Jesus.

Era com quem eu falava no pé de goiaba. E no dia em que eu estava com o veneno na mão, eu estava com medo de morrer.

Você sabe quantas mulheres estão no pé de goiaba ainda hoje no Brasil? Você sabe quantas crianças estão no pé de goiaba ainda hoje? Eu consegui, eu superei, eu fiz da minha dor a minha luta. 

Uma em cada três meninas pode estar sendo abusada sexualmente no Brasil. Relatórios mostram isso. Então estou falando para um terço das mulheres no Brasil, sendo abusadas. Nós recebemos um relatório agora que diz que o Brasil é o pior país da América do Sul para ser menina. Não dá mais para a gente admitir tanto abuso de meninas e meninos no Brasil.

As pessoas precisam quebrar esse tabu. Somos milhões de mulheres machucadas no país. Chega de dor nesse país. E dizer para essa criança que foi abusada: ‘não desista da vida’. Olha o que aconteceu comigo. Onde eu cheguei. Uma menina abusada pode ser ministra da República! Ministra de Estado! É isso. Não desistam, não desistam da vida.”

Um comentário:

  1. “O momento mais doloroso da minha vida, a imprensa está zombando. Mas que zombe, que fale, a fé me salvou naquele pé de goiaba”

    ResponderExcluir