Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 25 de maio de 2019

A Catedral Católica de Westminster – por Armando Lopes Rafael


     A priori, não devemos confundir a Catedral de Westminster com a Abadia de Westminster. Esta última é a igreja anglicana onde ocorrem os eventos da Família Real do Reino Unido. Já a Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo é um templo da Igreja Católica Apostólica Romana na cidade de Londres. É o principal templo Arquidiocese de Westminster.

       Depois das perseguições de que foi vítima, no episódio da chamada “reforma” (a qual “criou” a Igreja Anglicana, em 1534), somente no final do século 19 a hierarquia católica foi restaurada na Inglaterra e Escócia. Era um recomeço difícil.  Partiu do zero. Em 1884 o Cardeal Manning, Arcebispo de Westminster adquiriu o terreno para a construção da atual catedral. A construção foi iniciada em 1895. A cerimônia de consagração teve lugar em 28 de junho de 1910.

         Belíssima e imponente igreja! Os arquitetos a projetaram no estilo da arquitetura neo-bizantina. Suas colunas internas foram erguidas em mármore, entalhados com capitéis de carrara branco. No entanto, mais de 120 variedades de mármore  decoram a Catedral de Westminster, certamente mais do que qualquer outra construção da belíssima e civilizada cidade de Londres.  Assistir à uma missa naquele templo é elevar nossa alma em busca de Deus.

          Existe no interior dessa igreja um alabastro medieval inglês do século XV com uma pequena escultura de pedra de Nossa Senhora de Westminster. Sabe Deus como esta imagem foi escondida durante as perseguições decorrentes da “reforma” do Rei Henrique VIII. Todas as propriedades da Igreja passaram a mãos reais. Centenas de católicos resistiram e foram assassinados. Muitos desses mártires já foram beatificados ou canonizados. Dentre eles São Thomas More e o bispo John Fisher.

            Em 1995, a atual Rainha da Inglaterra, Elizabeth II – acompanhada do seu esposo – esteve na celebração do centenário do início da construção da Catedral de Westminster. Foi a primeira vez que um soberano inglês participou de uma liturgia católica desde a Reforma Protestante. Hoje cerca de 8% da população do Reino Unido se declara católica.


Um comentário: