Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 16 de junho de 2019

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça (...)


     A maioria dos brasileiros conhece o texto acima, escrito por Rui Barbosa. Mas só conhece até a parte "ter vergonha de ser honesto". O restante do texto é taticamente omitido. Entenda o porquê.

    Rui Barbosa escreveu o texto em referência ao fracasso da república brasileira. Ele era monarquista, mas se rendeu ao golpe republicano. Depois que ele viu a imoralidade e a desonestidade aumentarem, se arrependeu, indo a Paris pedir desculpas ao Imperador exilado D. Pedro II, um ano antes da sua morte, quando disse: "Majestade, me perdoe, eu não sabia que a República era isso" 

     Em 1890, no ano após o golpe republicano, D. Pedro II disse sobre Rui Barbosa: "Nas trevas que caíram sobre o Brasil, a única luz que alumia, no fundo da nave, é o talento de Ruy Barbosa."

(Baseado em postagem do site Ceará Monárquico)
Postado por Armando Lopes Rafael

Um comentário:

  1. Hackeamento do aplicativo russo Telegram nos celulares de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol fez parte de um projeto maior de garantia de impunidade de bandidos do colarinho branco e do crime organizado chantageando e tentando desmoralizar agentes da lei que os incomodam.


    ResponderExcluir