Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de julho de 2019

A verdadeira História do Brasil -- 1

Conheça a Bandeira Imperial Brasileira

    A Bandeira do Brasil foi criada pelo  Decreto de 18 de setembro de 1822, constando de um retângulo verde, e, nele, inscrito um losango amarelo-ouro, ficando no centro deste losango o Escudo de Armas do Brasil. A atual bandeira republicana foi apenas modificada. Tiraram as Armas do Brasil Império do modelo anterior, e, no lugar, colocaram uma esfera azul com o lema positivista “Ordem e Progresso”. Sem comentários.

    Como resultou esta belíssima Bandeira Imperial? 
    Suas cores foram escolhidas pelo Imperador Dom Pedro I: o verde, a lembrar a cor da Casa de Bragança, da qual era originário o primeiro imperador brasileiro.  Por outro lado, o verde simboliza o país da eterna primavera nas palavras de Dom Pedro I. Já o amarelo-ouro lembra a cor  da Casa de Habsburgo, de onde vinha a Imperatriz Leopoldina.

       O desenho foi criado pelo  pintor e desenhista francês Jean Baptiste Debret,  que teve grande participação na vida cultural do Brasil, no período de 1816 a 1831. Ele contou com a colaboração de  José Bonifácio de Andrade e Silva, um dos mais ilustres brasileiros e figura de realce na nossa independência de Portugal.

     Esta Bandeira Imperial assistiu ao nosso crescimento como Nação e a consolidação da unidade nacional.

(Baseado em postagem do site do Circulo Monárquico Brasileiro)

Um comentário:

  1. Prezados Armando - Os resgates da história que você faz tem valor inestimável. Sabemos que o tempo passa, se esvai e não volta nunca mais. Na ausência de fatos que marcaram e comprovam a história muitos escrevem de acordo com as conveniências. Na certeza que não haverá contestação pela falta de conhecimento. Sua história é a verdade única. Seus textos servem para evitar que outros escrevam o que vem na venta. Parabéns pelo trabalho de pesquisa e memorialista. Sabemos o quanto é difícil, cansativo e trabalhoso.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir