Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 14 de abril de 2024

211 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.


VOCÊ SABIA?

Durante a década de 80 a Gontijo acelerou fundo em direção ao Nordeste, procurando principalmente estabelecer uma ligação com São Paulo e aproveitou grandes oportunidades. Assumiu o controle acionário da Auto Viação Varzealegrense, que foi fundada na década de 50 pelo empresario Antônio Temóteo Bezerra, considerado o primeiro empresário de transportes 100% cearense, responsável pela integração do sertão nordestino com as regiões sul e sudeste do Brasil.

Sediada em Crato-CE a Varzealegrense operava linhas como Crato x São Paulo, Crato x Rio de Janeiro, Crato x Teresina, Crato x Recife, Iguatu x Rio de Janeiro, Iguatu x São Paulo, além da Fortaleza x Rio de Janeiro e Fortaleza x São Paulo sendo também uma das primeiras a possuir Serviço Semi-Leito, equipado 33 poltronas na época, no eixo CE x SP.

Em 1972, a trajetória do fundador Antônio Temóteo Bezerra se encerrava, vitima de um enfarto, deixando a Varzealegrense nas mãos de acionistas que em 1983 alegando concorrência desleal com a Viação Itapemirim repassaram o controle da empresa para o Senhor Abílio Gontijo que foi autorizado a incorporar a empresa em 1984.

Curiosidade: A incorporação da empresa deu origem a serie 50xx da Gontijo. Ainda na década de 80 Abílio Gontijo assumiria o controle da Viação Bonfinense, considerada uma das empresas mais fortes dos eixos BA x SP e PE x SP. Ambas empresas correspondem hoje cerca de 39% do movimento da Gontijo.

3 comentários:

  1. A capacidade empreendedora do Chagas Bezerra superava o imaginário. Eu como seu conterrâneo em Várzea-Alegre e Crato reconheço e agradeço a Deus por ele ter existido. Inteligência impar. Um homem que viveu muito adiante do seu tempo.

    ResponderExcluir
  2. Varzea Alegre tem sido um celeito de grandes personalidades. Em todos os setores. Como é rica em grandes homens esta singela cidade.

    ResponderExcluir
  3. Conheço bem essa importante história da varzealegrense inclusive trabalhei nesta bela empresa sobre o comando do grande empresário Raimundo Ferreira abraço Manga

    ResponderExcluir