Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador aposentado e o mais antigo membro da força-tarefa da Operação Lava Jato, publicou um texto nas redes sociais. Lima foi direto ao ponto : Gilmar Mendes representa o que há de mais podre em nossa elite político-jurídica. Ele encarna a submissão da Justiça a esse playground de marotos que se tornou o jogo político.
Fala em nome do STF, passa por cima da distribuição interna, solta poderosos a granel, tem contra si inúmeros pedidos de suspeição que não são julgados, e agora sua imensa desfaçatez, protegida pela impossibilidade de ser alcançado por qualquer investigação – já que o inquérito secreto do STF impede que sejam analisadas suas movimentações fiscais – quer imputar à Lava Jato condutas que, se fossem olhadas por um jornalismo corajoso, lhe são comuns nesses anos todos de seu desserviço ao país.
Trata-se de uma infeliz cria de FHC, que sabidamente não tinha grande consideração pela Justiça, já que também impôs ao Brasil oito anos do Engavetador-Geral da República.
Que legitimidade possui o STF em usar material de origem criminosa para falar da suspeição de Moro, quando recusou todos os procedimentos de suspeição de seus ministros, mesmo que extensamente documentadas?
A ex-ministra Eliana Calmon sempre perguntou o motivo pelo qual a Lava Jato nunca chegou ao Judiciário.
"A resposta está bem evidente hoje em dia.”
Para pessoas normais, que têm valores éticos e acreditam na verdadeira Justiça, a Operação Lava Jato foi a melhor coisa que já aconteceu no país.
ResponderExcluirPolíticos bandidos foram desmascarados, bilhões de reais foram recuperados e devolvidos ao cofres públicos, chefes de quadrilhas foram presos, enfim …
O trabalho e o esforço conjunto dos juízes Sérgio Moro, Marcelo Bretas, Vallisney Oliveira, etc … procuradores, delegados e agentes da Receita Federal culminou num resultado espetacular: a maior e mais bem-sucedida operação de combate à corrupção de que se tem notícia.