Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 6 de outubro de 2019

Diferenças e semelhança entre o Crato do Alentejo (Portugal) e o Crato do Cariri (Brasil) – por Armando Lopes Rafael – 1ª Parte



(Excertos da palestra proferida no 1º Seminário da disciplina “Etnoconhecimento e Educação Escolar” realizado em Crato, nos dias 3 e 4 de outubro de 2019)

1.    Sobre: Portugal, Alentejo, Crato

 Castelo existente na vila de Crato (Portugal)

       Embora não existam laços de proximidade entre os habitantes do Crato de Portugal e do Crato do Brasil, todo cratense do Cariri, ou seja, os aqui nascidos ou residentes, temos simpatia pela cidade portuguesa do Alentejo, que também carrega o nome de Crato.

         Aliás, este próprio evento, que estamos a realizar (o “1º Seminário da disciplina “Etnoconhecimento e Educação Escolar” com o título "O Crato Caririense e o Crato Alentejano: História, Cultura e Educação” é uma prova do que afirmo. Os cratenses brasileiros, de um modo geral, gostam de Portugal e dos portugueses.

          Na verdade, são apenas dados comparativos entre os dois Crato, que reuni, após ligeira pesquisa, para compartilhar com vocês. A conferir.

    Nunca é demais lembrar que Portugal é um pequeno país; o mais ocidental do continente europeu, pois fica localizado no início da península Ibérica. Em Portugal fica o Alentejo, uma região do centro-sul daquele país. O Alentejo tem uma área de 31.551,2 km² e cerca de 760 mil habitantes. Se compararmos a região do Alentejo com as regiões brasileiras, aquela porção de terra portuguesa torna-se, pequena para nós, brasileiros.  No entanto, o Alentejo é a maior região de Portugal em termos de área.

     No Brasil, um país continental, a divisão da federação se resume a estados, Distrito Federal e municípios. No total temos 26 estados e 5.565 municípios. Em Portugal há uma pequena diferença em relação a divisão territorial brasileira. Portugal conta com 18 distritos, 308 concelhos e 4.260 freguesias. Faço uma sumária explicação do que é isso.

       Distrito, em Portugal é diferente dos distritos brasileiros. Aqui distritos são pequenas vilas, existentes nas zonas rurais dos municípios.  Em Portugal, Distrito é um território de uma divisão administrativa daquele país. Exemplificando: O Estado do Ceará é dividido em 8 Macrorregiões de Planejamento, 2 Regiões Metropolitanas e 18 Microrregiões. Se fosse em Portugal, essas regiões do Ceará seriam chamadas “Distritos”.  

        Ou seja, se fosse em Portugal, o nosso Cariri seria um distrito. E o que é Concelho, em Portugal? É um pequeno território dentro de um distrito, ou seja, seria um município aqui no Brasil. Já Freguesia, em Portugal, é um conjunto de ruas, casas de uma vila ou cidade. Freguesia poderia ser o que chamamos de bairros no Brasil. Para se ter uma ideia melhor: Lisboa – capital de Portugal –tem 24 freguesias, ou seja, 24 conjuntos urbanos, que congregam um ou mais bairros de Lisboa.

Centro da vila de Crato (Portugal) 

        O Crato português  é uma pequena  vila, localizada no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo. Crato alentejano é sede de um município com 398,07 km² de área e com cerca de quatro mil habitantes. Oficialmente o Crato português é uma vila, sede de Concelho (ou seja, tem foros de cidade) possuindo quatro freguesias (ou seja, possui quatro bairros), e fica localizada no Distrito de Portalegre (ou seja, na divisão administrativa de Porta Alegre) situada na região do Alentejo.

      O Alentejo possui três distritos: Portalegre, Évora e Beja e mais: a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém. Existem naquela região 58 conselhos, ou seja,58 municípios. Desses conselhos alentejanos, 22 localidades possuem a categoria de cidade e 36 são consideradas vilas, inclusive o Crato.

Texto e postagem de Armando Lopes Rafael

2 comentários:

  1. É enorme a diferença dos Cratos. O de 50 anos atrás e o de hoje. Imagine os mais distantes.

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. ele me disse para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias eu recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir