Em poucos dias as famílias Brito, Bitu, Menezes e Bezerra perderam duas de suas mais virtuosas e especiais personalidades.
Francisca de Raimundo Alves de Menezes, Mundim do Sapo, a conhecidíssima Fanfanca e Liziex de Pedro Brito. Primas entre si, originárias de tradicionais famílias de Crato, Várzea-Alegre e Iguatu.
A pesada e fria mão da morte pesou sobre os seus corações e suas almas puras e, emanadas da divindade, voaram ao seio do Eterno e lá foram gozar o premio de suas eximias virtudes.
Quem eram estas majestosas que desapareceram dentre nós? Quem eram estas cidadãs prestimosas, cuja campa regamos com as lagrimas da gratidão e da saudade? Preciso fora, que conhecêssemos como conhecemos, para podermos avaliar a tamanha perda.
E destas amigas sem igual, destes corações magnânimos, destas mãos benfazejas, que sempre derramaram o bem, destas cabeças onde germinaram os mais elevados pensamentos em prol da família, deste todo que formava suas personalidades, amigas verdadeiras, temos apenas suas memórias, as gratas memórias, que jamais morrerão para aqueles que tiveram a ventura de conhecê-las. Memórias que honrosas passarão para a posteridade, quando a historia lhes fizer a devida justiça.
Quem eram aquelas por quem vertemos amoroso pranto? Por cuja perda lamentamos? Que elevaram a tantos e a tantos deram brilhantes exemplos.
Temo não proferir os seus nomes, o seus venerandos nomes, com todo o respeito que lhes é devido. Temo não exprimir a dor, a profunda dor que invade os familiares e amigos.
Deixa que a face de Deus e dos homens se confessem o que a elas devemos. Deixa que descrevam tuas virtudes, virtudes não de tumulo, mas verdadeiras, para atestar as quais aí estão milhares de testemunhas.
Primas entre si. Receberam como principal herança a boa índole e o caráter dos pais. Perdas irreparáveis.
ResponderExcluirAgradeço por usar uma foto do meu acervo. Fiz várias na ocasião dos aniversários de Zé Feitosa Gilson Primo e Tica Feitosa.Nessa Fanfanca estava com tia Socorro Feitosa.
ResponderExcluir