Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Neste sábado, 23 de novembro, Brasil ganha novo Santo: Padre Donizetti Tavares de Lima – por José Maria Tomazela


Beato Padre Donizetti

Um altar gigantesco em forma de cruz, com 75 metros de comprimento por 15 de largura, vai receber os mais de 300 celebrantes da cerimônia de beatificação do Padre Donizetti Tavares de Lima, neste sábado, 23, na cidade de Tambaú, interior de São Paulo. A solenidade oficializa o decreto de beatificação promulgado em abril deste ano pelo Papa Francisco, abrindo caminho para a canonização do padre. A Igreja Católica mobiliza dois mil parceiros e voluntários nos preparativos para a festa.

Conforme o Padre Anderson Godoi de Oliveira, da comissão pró-beatificação, cerca de 80 mil fiéis são esperados para a festa, na cidade de 23,2 mil habitantes. A celebração principal será conduzida pelo cardeal Giovanni Angelo Becciu, Presidente da Congregação da Causa dos Santos, que representará o Papa Francisco. Estão confirmadas para concelebrar a cerimônia a presença de  dois cardeais, 25 bispos e 288 sacerdotes.

A prefeitura investe em infraestrutura para receber os visitantes. O município, que já recebe 200 mil visitantes por ano, graças ao Padre Donizetti, espera que o turismo religioso aumente após a beatificação. O terminal turístico passou por reforma e as ruas da cidade estão sendo recapeadas. Banners do padre patrocinados por empresas e moradores locais estão sendo fixados em toda a cidade. A Polícia Militar vai convocar policiais de outras cidades para reforçar a segurança durante o evento.

O religioso nasceu em janeiro de 1882 em Cássia (MG), mas viveu 35 anos em Tambaú, onde foi sacerdote atuante e realizou obras sociais até sua morte, em junho de 1961. Padre Donizetti fundou o Asilo São Vicente de Paulo, a Associação de Proteção à Maternidade e Infância, a Congregação Maria, a Irmandade Filhas de Maria e o Círculo Operário Tambauense. A antiga casa paroquial onde ele viveu foi transformada em museu. O milagre reconhecido pelo Vaticano que levou à beatificação do padre Donizetti é a cura do menino Bruno Henrique Arruda de Oliveira. Ele nasceu com uma deformidade conhecida como pé torto congênito bilateral e não conseguiria andar. A família invocou a intercessão do religioso. O menino apresentou cura instantânea, completa e duradoura, inexplicável à luz da medicina.

Um comentário:

  1. O Brasil carece de muitos santos para servirem de exemplo para os políticos corruptos e canalhas desta republica ordinária.

    ResponderExcluir