Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 23 de novembro de 2019

SOBRE AS PESQUISAS DO FUTEBOL - Por Wilton Bezerra.

O que torna um time de futebol popular e arrebatador de maior massa torcedora?

Os títulos, os ídolos ou o apelo estético das camisas?

Não vale colocar tudo no mesmo saco, embora os pesquisadores afirmem que o Flamengo passou a ser clube de maior torcida do Brasil quando contratou Leônidas da Silva, “O diamante negro”.

O Santos, saiu de uma modesta posição no ranking para uma situação de realce, quando vestiu, com um branco imaculado do seu uniforme, o maior jogador do mundo.

Essas pesquisas sobre a onipotência numérica, costumam produzir euforia para quem lidera e susceptibilidades feridas para quem vem a seguir, por conta das rivalidades.

Imaginem entre Fortaleza e Ceará, nossas duas locomotivas.

O pódio para o Ceará sempre me chegou através de abordagens e informações empíricas, mas o visual de estádios me trouxe convencimento, mais do que as pesquisas.

Agora, o trabalho patrocinado pelo Diário do Nordeste, mostra que a diferença não tem nada de alarmante de um para o outro.

As razões que me chegam para explicar tal diferença, a favor do Ceara, dão conta de uma base de estrato mais popular como sustentáculo.

O Fortaleza, ao contrário, teria na sua formação um lastro mais elitista.

Confesso que não me sinto suficientemente seguro para aprovar esse diagnóstico.

Um comentário: