Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

AMANHÃ SERÁ OUTRO DIA? - Por Wilton Bezerra.

O tempo passa numa velocidade anormal e desumana, e nos conduz  à digressões sobre o que aconteceu no verão e inverno passados; se é que se torna possível relembrar.
Há uma lenda que diz: “O tempo desconhece o passado, nada sabe sobre o futuro e está condenado a um eterno presente”.
Mas, é sobre o tempo no nosso país que queremos falar nesta croniqueta.
O ano velho dá os seus últimos suspiros e ficamos meio sem graça para batucar as pretinhas sobre o que nos espera em 2020.
Pelejamos para encarar toda essa efervescência festiva de dezembro como apenas uma mudança de folhinha e não conseguimos.
Debelando, em parte, o clima efusivo que nos rodeia somos levados  a digressionar sobre a dura realidade que vivemos, indagando se é possível imaginar um porto seguro para esse país.
O Brasil estacionou na 79ª. posição no IDH (Índice de desenvolvimento humano) , a população continua sem saúde com hospitais onde faltam medicamentos e sobram desculpas, a educação virou piada, a violência que assola o país está bem ali na esquina.

Será que é  possível imaginar numa zona de eterno conflito, como a política, uma proposta de futuro para um país onde o desemprego está matando à pau ?
Nos parece que o primeiro de janeiro não terá a cara de outro dia. Nos restará, como manda a canção, começar tudo de novo.
Há muito tempo, recebíamos como brinde de empresas todo tipo de calendários.
A preferência maior recaia sobre o calendário do coração de Jesus que permitia a retirada diária da folhinha que marcava o dia.
Busquemos um, deve existir por aí, para emblematizar o tempo que se vive no Brasil.
A mudança é apenas de folhinha.

Um comentário:

  1. Inexoravelmente o tempo passa, se esvai e não volta nunca mais. Quem ama a vida não desperdice o tempo. A vida é feita desse material.

    ResponderExcluir