Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Símbolos da decadência da “Ré – pública” brasileira – 1

 Fonte: jornal “O Globo” – por Giselle Ouchana e Leonardo Sodré
No Palácio de São Cristóvão, terreno das antigas Cavalariças Imperiais abriga hoje uma cracolândia
Dependentes químicos se instalaram no terreno das antigas Cavalariças Imperiais, em São Cristóvão /Foto: Domingos Peixoto / O Globo 

RIO — Numa área histórica de São Cristóvão, o terreno das antigas Cavalariças Imperiais, próximo à Quinta da Boa Vista, passou a abrigar dependentes químicos e barracos improvisados. Quem passa pela cracolândia é obrigado a desviar de colchões, sofás, construções de madeira e de plástico. A maior parte da área de 60 mil metros quadrados foi doada no ano passado pela Secretaria de Patrimônio da União ao Museu Nacional, que pretende instalar laboratórios e um centro de visitação no espaço. Os dez mil metros quadrados restantes foram cedidos ao governo estadual, que quer erguer a Casa da Mulher Brasileira, voltada para prestar assistência a vítimas da violência.

Enquanto nada disso sai do papel, pelo menos cinco barracos já foram levantados entre a Avenida Bartolomeu de Gusmão e os muros da estação ferroviária. Anteontem, a equipe do GLOBO flagrou um homem levando um colchão para um dos abrigos improvisados e outro finalizando a construção do que seria um telhado. Os usuários de crack, segundo moradores da região, costumam lavar roupas em uma tubulação que fica acima do Canal do Mangue.

Como era o Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro), onde moraram os dois Imperadores do Brasil e onde nasceram Dom Pedro II e a Princesa Isabel

Como se encontra hoje o Palácio de  São Cristóvão, depois do incêndio de 2018

Um comentário:

  1. A partir de Setembro de 2020, Dias Toffolli deixará a presidência do STF, vai manobrar noutro lugar.

    Assume o comando da corte o ministro Luiz Fux, que a própria "Lava Jato" declarou - Nesse podemos confiar.

    Em Novembro de 2020 Celso de Melo sai definitivamente do STF sem deixar saudades.

    Em 2021 é a vez do Marco Aurélio Melo, o primo do com licença da palavra Collor de Melo fazer bunda de ema e cair fora.

    Se Bolsonaro pensar mais no Brasil, indicará dois juristas sérios e comprometidos com a justiça e a lei.

    Comporá uma maioria em prol do bem. Se pensar no filho Flávio, o que é muito provável, deixará o STF como Lula deseja, espera e precisa.

    Se nada disso acontecer em 2022 é nossa vez. Com o nosso voto decidiremos o que é melhor para o Brasil. Né mesmo?

    ResponderExcluir