Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de maio de 2023

049 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Um gênio no seu tempo. Em 1949, Acelino Leandro e Otacílio Correia, pioneiros na venda de eletrodomésticos, passaram a vender rádios, só que a instalação era muito difícil, requeria que um técnico fosse montar os acessórios. Naquela época havia poucos rádios em Várzea-Alegre. como 70% da população do município residia na zona rural, milhares de pessoas nunca tinham nem ouvido sobre o tal. 

Ocorre que o senhor Chico Inácio da Boa Vista, comprou um radio, ficando marcado o dia de João Alves ir monta-lo em sua residencia, no sitio Boa Vista. Prepararam a carga no burro, bateria de um lado, radio e demais apetrechos do outro. João Alves chegou para viagem e perguntou ao senhor Acelino se poderia montar o radio no animal, para que ele pudesse fazer o percurso ouvindo musica. 

Acelino mesmo achando impossível o feito, autorizou. João Alves logo adaptou uma antena, que amarrada no pau da cangalha, mais parecia uma trave de futebol. Ligou a bateria e os demais acessórios e saiu estrada a fora com o radio tocando em potente volume.

Ora, tão logo chegou nas primeiras casas, eram meninos, rapazes, moças e adultos na maior correria, uns para ver o que era aquilo, outros com medo do burro que cantava. E foi assim até chegar a residencia do Chico Inácio.

Do Livro - Mestre João Alves.



6 comentários:

  1. João Alves foi um verdadeiro gênio. Inteligencia esmerada, competência comprovada e ilimitada. Sua historia mostra que desempenhou com esmero muitas atividades em nossa terra sempre com muita eficiência.

    O Varzealegrense não respeita a memória nem a história de suas personagens prestimosas. Os jovens não conhecem nada delas nem desejam conhecer. Os idosos são de um egoismo tamanho que se pudessem não existia o antes nem o depois deles. Quem não tem passado também não terá futuro. Quando morrerem, e, todo mundo morre um dia, não deixarão nada.

    ResponderExcluir
  2. Além desse feito para a época,mestre João Alves de quem tive a honra de ser filho,teve a oportunidade de demonstrar sua genialidade em outros eventos,tais como,montar uma rádio e interferir em todas as demais da região lá nos anos 70 e consertar a máquina de um trem sem nunca ter tido o prazer de conhecer uma antes!Esse era meu querido pai,sobrinho de Pedro de Beca,do velho Matias,de João dos Grossos,de Gertrudes,de Munda de Gervásio e de D.Maria Vitória(em segundo grau) esposa de Antônio Correia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro eu menino ouvindo A Rosa Vermelha na Rádio de João Alves num rádio Philco grande que tinha na minha casa nos anos 60.

      Excluir
  3. O primeiro rádio de Várzea Alegre pertencia ao senhor Antônio Afonso, sogro de Seu Jozué Diniz, como estar registrado no livro: D. Balbina, 80 anos Bem Vividos, de Maria Nilce Diniz.

    ResponderExcluir
  4. Lembro que João Alves era sempre quem consertava o motor que acionava a "máquina de pilar arroz" de José Bastião, que ficava vizinha a casa dos meus pais, no Sanharol.

    ResponderExcluir
  5. Que linda história muito bom saber dessa história passado

    ResponderExcluir