Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de março de 2020

É POSSÍVEL UNIR O ÚTIL AO AGRADÁVEL - COM O "NOVO CORONAVÍRUS" - Por Antônio Gonçalo.


São Lázaro.  O Santo que  conviveu  com a pandemia  da lepra. Pesquise e conheça a sua historia.

Os efeitos dos fatos, problemas da vida e do cotidiano no mundo são determinados pelo Grande Arquiteto do Universo (Deus). Nesse contexto, há até um ditado popular que diz: "Há males que vêm para o bem". Isso é mágico para tentarmos entender o que está se passando e o que há/poderá vir a ocorrer com a pandemia do "novo coronavírus"

É certo que, além de Deus, temos que respeitar a ciência e as Leis dos Homens, contudo, como todas as coisas do Universo, não há nada maior que o seu criador. Em um pais como o Brasil, soberanamente católico, mas, também democrático, observamos diariamente os indicativos dessas grandezas soberanas, que derivam de efeitos e/ou pretenções de governos e povos, tentando uma forma de se precaver ou amenizar efeitos desses flagelos.

Diante do desconhecido do que é o germe da pandemia e das inúmeras informações da mídia, que se revestem de lastros apenas prospectivos, se me permitem, julgo que a melhor forma de transpassarmos esse momento é, utilizando-se de mais um adágio popular - "unir o útil ao agradável" - respeitarmos os princípios de cordialidade e confiança e aproveitarmos esta fase de "quarentena" para, dentre outras ações solidárias, telefonar a um familiar ou amigo e, até mesmo, encontrá-lo "cara-a-cara" de um lado da rua para o outro ou a alguns metros de distância.

Foi o que fiz nesses últimos dias em Quixadá-CE, quando, obedecendo a ordem de distância prescrita, tive boas conversas com os meus amigos: Luiz do Depósito, Beto Macário, Albuquerque - COOPAQUI, Ginaldo, Haroldo - CORREIOS, Chaguinha do Caranguejo, Cléber - SKINA, Zé Custódio, Lituânia, Adailton, Auri - CASA ALMEIDA, Iselsa, Ivaldir - MERC. SILVEIRA e outros mais, que representam muito bem as pessoas dessa bela cidade e conterrâneos da minha Várzea Alegre.


2 comentários:

  1. Prezado amigo Antônio Gonçalo.

    Permita-me fazer um pequeno comentário referente ao tema do seu belo texto. Até os ateus nas horas de perigo, quando o avião começa a cair, nas calamidades, nas grandes dificuldades costumas se socorrer com Deus.

    O que eu estranho nesta pandemia é a ausência de Deus nas pessoas. Uns defendem a Rede Globo, outros o presidente da Câmara, o presidente do senado, o presidente do STF, existem até os que defendem o maior ladrão que o Brasil já conheceu Lula, e, Jesus Cristo fora das discussões. O Papa, sumido, não se sabe a razão : se está encabulado com as tolices e bobagens cometidas ou se porque já não tem mais o comando da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

    O fato é que postei na ilustração do seu texto uma foto de São Lazaro, aquele que viveu a maior calamidade humana da historia.

    Um grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Torçamos para que, ao final dessa quarentena, tenhamos vencido o germe que ocasiona a pandemia e aprendido mais um pouco sobre nossas próprias fraquezas.

    ResponderExcluir