Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 6 de março de 2020

O ATO DE TORCER COMO ENFERMIDADE - Por Wilton Bezerra, comentarista esportivo.


O futebol, cada vez mais, faz parte da vida das pessoas em todo mundo. Os clubes pertencem à alma do povo.
Acho que não estou exagerando, mas o futebol nos ensina mais sobre a condição humana do que muitos livros. O ludopédio como metáfora da vida. Embora alguns intelectuais digam que “refletir” sobre ele é uma tremenda perda de tempo.
Mas, o que pretendo neste espaço é refletir, mesmo, sobre o ato de torcer que envolve dirigentes, torcedores e até cronistas no desempenho dos seus ofícios.
Matem essa no peito: torcer não é um ato totalmente irracional, injustificável. Faz parte dos sentimentos que o jogo desperta.
É possível torcer sem ser fanático. Seria isso verdade, se o ato de torcer por um time não representasse uma suspensão temporária do juízo de quem o faz.
Mais curioso fiquei sobre o assunto, ao fisgar uma definição do jovem presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, perguntado sobre qual o principal problema do futebol no Brasil. Sem pestanejar, respondeu: “É a forma como as pessoas se relacionam com os seus clubes”.
Quis dizer que as carências e problemas pessoais, de toda sorte, podem encontrar soluções, ainda que efêmeras, num estádio ou diante da televisão.
Deixando a profundidade de lado, entendi, sem deixar de queimar neurônios, o seguinte: o futebol, com o seu poder de atração, converte paixão em enfermidade.
E aí, que a exigência insana por vitórias está relacionada a uma enfermidade, extraindo do doente os piores traços de sua personalidade.
Seria, como define o jornalista e escritor espanhol Martí Perarnau, a “bulimia de de vitórias”, uma compulsão. Isto é, meu time só me representa quando ganha, e não tem “autorização” para perder.
Para não esticar a baladeira, em termos de comportamento, reconhece-se a selvageria provocada pelo inferno dos resultados nessa máquina de moer gente que é o futebol.
Vivendo e aprendendo.

Um comentário:

  1. Exatamente assim. Há 45 anos cheguei no cariri. Existiam varias equipes em Crato e Juazeiro do Norte. A rivalidade era muito grande , mas a civilidade e respeito existiam entre os torcedores. Tudo no mundo evoluiu para melhor menos entre os torcedores. O campo de batalha nos estádios é de dificil compreensão. Nem parece que sejam humanos.

    ResponderExcluir