Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 28 de março de 2020

O grande empreendedor Chagas Bezerra - Por Antônio Morais.


A esposa Deta, Chagas Bezerra, o presidente da república Jânio Quadros, governador do Ceará Paulo Sarazate, Geraldo Lobo e o presidente da  Assembleia Legislativa do Ceará deputado Filemon Fernandes Teles.

Dedico esta postagem a Cida Bezerra, Djalma Temóteo, Liberalino Neto e todos os descendentes do grande empreendedor cearense Chagas Bezerra.

Estou escrevendo este texto com a caneta da saudade, do reconhecimento e da gratidão. Conheço um pouco da história vitoriosa de Chagas Bezerra, desde a Auto Viação Varzealegrense, quando o empresário tinha livre acesso aos corredores do Palácio do Governo de São Paulo, quando hospedava em sua casa no Crato o presidente da república Jânio Quadros até quando se aposentou, se afastou da empresa  passando  aos  herdeiros e outros sócios.. 

Eu, um estudante pobre, humilde, portador de todas as necessidades possíveis e imaginárias, quando o encontrava ele me olhava com os mesmos olhos, carinho, atenção e afeto que viam o presidente Jânio Quadros  e comitiva quando esses se hospedavam em sua casa na rua Teodorico Teles em Crato.

Do pouco que conheço do grande empresario tenho postado no Blog do Antonio Morais, que  se  transformou em um arquivo importante para pesquisas. Eu  sou daqueles que entende que  as autoridades e a história não foram justas com  o empresário Chagas Bezerra pelo que ele representou, mas, não condeno ninguém pelo que não foi feito, atuo no sentido de fazer o que  ainda pode ser apresentado sobre o ilustre varzealegrense, caririense e nordestino.

Parabéns aos familiares e os meus cumprimentos pelo que representa Chagas Bezerra para o nosdeste e para o Brasil.



2 comentários:

  1. Certa feita Chagas Bezerra foi fazer o registro de dez ônibus novos de uma só vez na Secretaria de Industria e Comercio de São Paulo. O secretário Osmundo Pinto perguntou : Seu Chagas isso vai dá certo? Ele respondeu com uma frase que ficou conhecida e eternizada em sua história de vida : "Vai, eu trago os iludidos e levo de volta os desiludidos".

    ResponderExcluir
  2. A rua que a minha irmã Ester Leandro mora e em sua homenagem, mas bem que poderia ter mais homenagens em nossa querida Várzea Alegre para esse grande empreendedor.

    ResponderExcluir