Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 3 de julho de 2023

094 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Vejam Bem, em 1859 na pandemia de "cólera morbus", 210 mortos em Várzea - Alegre representava que proporção da comunidade a época? Essa é a pergunta que se faz.

Sustenta a História que a última vitima foi o Padre José Pontes Pereira, 11 de Março de 1859, narram que ele pediu durante a missa que Deus cessasse a mortandade nem que ele fosse o último a falecer. E, assim aconteceu, ele foi o último a morrer. Depois dele mais ninguém.

Como não existiam remédios naquele tempo o povo foi curado pela fé. Coisa que não estou vendo hoje em dia. 

Não vejo nenhuma autoridade, politico, médicos e até mesmo a população chamar por Deus. Todos mantem-se no egoísmo de encontrar culpados.

3 comentários:

  1. AO LEITOR:

    Trecho do livro de Pedro Tenente editado em 1933 .
    Antes de tudo o autor desse pequeno opúsculo, sente a necessidade irresistível de confessar seja: ”Chamam-no de Pedro Tenente, porém o seu verdadeiro nome com todos os ff e rr é Pedro Gonçalves de Morais contando atualmente 64 anos de idade, pois nascera aos 14 dias do mês de março de 1869, é casado, agricultor, e analfabeto, porém provém de uma linguagem boa e os seu pais foram ricaços, mas a seca de 1877 a 1879, levou de águas abaixo tudo de bens e haveres que possuíam.

    ”Voltando ao passado com o livro, Passado e Presente do autor Pedro Tenente, editado em 1933 editora Ramos e Pouchain - Fortaleza – Ceará”.

    Comentário do Antônio Morais :

    Pedro Gonçalves de Morais, o Pedro Tenente, assim conhecido por ser filho do Tenente Antônio Gonçalves de Oliveira e Maria da Gloria de Morais, proprietários da fazenda onde hoje fica um dos bairros mais populosos de Várzea-Alegre – Alto do Tenente.
    Poucos conterrâneos sabem e conhecem a razão do nome Alto do Tenente. Pedro Tenente deve ter sido o primeiro autor varzealegrense a editar um livro sobre nossa cultura, nossa historia e nossa genealogia - datado de 1933. Portanto há 90 anos.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto as pessoas do mais humilde ao mais elevado cristão não se conscientisarem da existência e grandeza de Deus a humanidade vai padecer da sua falta de fé.

    ResponderExcluir
  3. Muita verdade. Hoje, nem as Igrejas falam tanto de fé e muito menos de pecado. Mas, o saldo de tudo isso é, um mundo cheio de maldade, egoísmo, falta de amor e muitas outras coisas terríveis.

    ResponderExcluir