A
tela "Independência ou Morte", de Pedro Américo, chegou à fase final de
restauro, que incluiu reparos na moldura e retoques na pintura. A
última etapa, a aplicação do verniz, deve ser feita em 2022, perto da
data prevista para a reabertura do Museus do Ipiranga.
A restauração ficou sob os cuidados de Yara Petrella. Com a pandemia do coronavírus, a restauradora, que pertence ao grupo de risco, foi afastada de suas funções. Com isso, foi criada uma força-tarefa que concluiu o processo. O quadro, de 415 cm por 760 cm, será embalado para que tenha início a reforma do salão em que se encontra. "Independência ou Morte" é maior do que as portas e janelas do local —a tela foi montada originalmente onde está até hoje e nunca foi retirada de lá.
Localizado no parque da Independência, em São Paulo, o Museu do Ipiranga está fechado para visitação desde 2013, quando foi detectado risco iminente de queda do forro. Ele é um dos museus da Universidade de São Paulo, sendo por isso também uma unidade de pesquisa, no caso, na área de história. As obras para ampliação e reforma do museu começaram só seis anos depois da interdição, no ano passado. O governo de São Paulo captou, via Lei Rouanet, R$ 160 milhões da iniciativa privada para a realização dos trabalhos.
O Imperador Dom Pedro I também foi o criador da Bandeira do Brasil.
Ele escolheu como cores nacionais o verde da Casa de Bragança
(de onde ele era originário) e o amarelo da Casa de Habsburgo
(origem da Imperatriz Leopoldina)
O Museu do Ipiranga, como é conhecido o Museu Paulista da USP, foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e de São Paulo.. Seu primeiro núcleo de acervo foi a coleção do Coronel Joaquim Sertório, que constituía um museu particular em São Paulo. No período do Centenário da Independência, em 1922, foi reforçado o caráter histórico da instituição.
ResponderExcluirAntes da pandemia do vírus chinês (Covid 19), estavam programadas várias solenidades para o Museu do Ipiranga festejar o bicentenário da independência do Brasi, em 7 de setembro de 2022. O Edifício-Monumento, conhecido como Museu do Ipiranga, está fechado para visitas em função das obras de restauro e modernização. Não se sabe o que restará dessa programação diante do caos que a República do Brasil está vivendo.
Prezado Armando - A sorte do presidente Bolsonaro, que acaba de se igualar ao FHC, Lula, Dilma e Temmer, a sorte deles é que o povo brasileiro não lê, não conhece a historia para comparar o período da Monarquia com os últimos lideres da republiqueta que vivemos. Eu votei no Lula por reprovação ao FHC, esperei 16 anos para votar noutro por reprovar Lula/Dilma/Temmer, e hoje veja a cantiga do Jackson do Pandeiro muito atual. É de pior a pior. Não podia ser diferente, Bolsonaro tinha que desonrar cada vez mais a republica.
ResponderExcluirPois é, Morais. Parece até uma maldição.
ResponderExcluir