Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 21 de maio de 2020

É hora de criar juízo - Por Augusto Nunes.



O presidente e os governadores não devem perder a última chance de unir-se no combate à pandemia. Nesta quinta-feira, o presidente da República e 27 governadores farão o que deveriam estar fazendo desde fevereiro. 

Num encontro virtual, buscarão algumas fórmulas que lhes permitam combater unidos a pandemia de coronavírus. Até agora, tem prevalecido a polarização estrábica. Aos olhos dos radicais, quem defende o isolamento social é inimigo do governo e quem teme a falência da economia é um bolsonarista insensível a tragédias. Bobagem.

Se prevalecesse a sensatez, o Brasil já estaria percorrendo o caminho do meio. Ele funde opções que nada tem de excludentes. Até as tribos isoladas da Amazônia sabem que é possível conciliar a batalha sanitária com a luta contra o Holocausto da economia.

Se tiverem juízo, os participantes da reunião desta quinta-feira entenderão que as crises ficarão menos apavorantes se forem combatidas em harmonia pelos governos federal, estaduais e municipais. Nos países que têm combatido com mais eficácia a pandemia, o Ministério da Saúde cuida da coordenação nacional da guerra, enquanto administradores regionais combatem no front. 

Governadores conhecem seus Estados melhor que qualquer autoridade federal. E prefeitos conhecem seus municípios melhor que qualquer governador. O Brasil deve mirar-se no exemplo dos países civilizados. E resistir ao sinistro chamado do primitivismo.


Um comentário:

  1. Bolsonaro resolve de maneira facil e pratica - Cloraquina para quem quiser e Tubaina para quem não quiser.

    ResponderExcluir