Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de maio de 2020

PÓS-COVID 19, OUTRA QUARENTENA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.


Pois é, depois dessa, não é possível que não tenhamos tomado lições sobre a banalização da vida.
Já escrevi sobre isso, imaginando em cima das perspectivas, se seria razoável esperar um novo homem, moldado por um período de sofrimento.
Não importa quanto a ter ou não a origem do místico, do econômico, do religioso ou daquele que tem a vocação para bandeirinha de futebol.
Após a pandemia, cantaríamos como o rei Roberto Carlos: “Daqui pra frente tudo vai ser diferente, você vai aprender a ser gente”.
Sim, porque tem um negócio para assegurar essa possibilidade: uma quarentena (a segunda) para o mundo pós-coronavírus.
Obsessiva atenção para questões sanitárias, novas soluções para o trabalho, ensino e consumo. Saneamento básico e transportes não deverão ser essa mixórdia que é oferecida ao povo. Um novo desenho para a infraestrutura das cidades.
O que é que eu coloco mais nesse futuro pós-coronavírus? Ah, sim: as viagens de avião serão cada vez mais caras e raras. E quem vai pagar o pato é o turismo.
É preciso estudar mais essa conversa, pois não entendi o que isso melhora.
Os restaurantes terão garçons mais parecidos com enfermeiros, num ambiente hospitalar, e as mesas ficarão distantes umas das outras.
E, para completar essa relação do que vem por aí, os entendidos estão afirmando que o coronavírus foi uma paulada na globalização.
Enfim, uma mudança e tanto, com o futuro moldado para uma segunda quarentena em torno das medidas.
Aqui, para nós, ficaríamos satisfeitos com um novo mundo, onde não houvesse distinção de cor e cada amigo fosse um irmão.

Estaria de bom tamanho.

Um comentário:

  1. Na minha avaliação o povo, especialmente o brasileiro não aprende com os exemplos.

    ResponderExcluir