Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 20 de setembro de 2022

25 - Era do Império, Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.

Seu reino viu a criação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro para promover pesquisa e preservação nas ciências históricas, geográficas, culturais e sociais. A Imperial Academia de Música e Ópera Nacional e o Colégio Pedro II também foram fundados, o último servindo como modelo para escolas por todo o Brasil.

Ele também financiou a criação do Instituto Pasteur, assim como a casa de ópera Bayreuth Festspielhaus de Wagner, além de outros projetos semelhantes. Seus esforços foram reconhecidos tanto em casa quanto no exterior.

Charles Darwin falou dele: "O imperador faz tanto pela ciência, que todo sábio é obrigado a demonstrar a ele o mais completo respeito."
Certa vez o imperador enviou uma carta a Câmara Municipal com os seguintes dizeres: “Sua Majestade, faz questão de saber quem pagou as carruagens que levaram a Família Imperial, da estação a Cidade. Se foi pago pela Câmara, então Sua Majestade faz questão de devolver o dinheiro”.

“Estudos do IHGB e FGV entre 1992 e 2010, concluíram que se o reinado de Pedro II ou a continuação de seus planos por sua filha Princesa Isabel tivessem mais 12 anos de duração, 87% das favelas e por consequência 53% da violência e tráfico de drogas não existiriam na cidade do Rio de Janeiro e provavelmente em outras grandes metrópoles como São Paulo que emergiam na época.”
Suas últimas palavras foram: "Deus que me conceda esses últimos desejos—Paz e Prosperidade para o Brasil." Enquanto preparavam seu corpo, um pacote lacrado foi encontrado no quarto com uma mensagem escrita pelo próprio Imperador: "É terra de meu país; desejo que seja posta no meu caixão, se eu morrer fora de minha pátria".

“Nasci para consagrar-me às letras , artes e ciências , e , a ocupar posição política preferia sinceramente a de presidente da República ou ministro à de imperador perpétuo do Brasil . Se ao menos meu pai ou tivesse um irmão mais velho que imperasse ainda estaria eu há 50 anos com assento no Senado lutando por meus ideais da abolição , ecologia e teria viajado muito mais pelo mundo para conversar com meus amigos Friedrich Nietzsche , Charles Darwin , Graham Bell , Thomas Edison e tantos outros queridos para dividir minhas ideias e resoluções para os problemas de minha terra mãe.“

Aumento do próprio salário??! O Imperador esteve no trono brasileiro por 50 anos. Mas nunca aceitou aumento na sua dotação, isto é, o salário. Quando morreu exilado em 1891, não havia acumulado riqueza alguma. Faleceu em um modesto quarto de hotel de 3 estrelas em Paris que era pago por um grande amigo, o Barão de Loreto.

4 comentários:

  1. Da janela de sua casa, ele falou aos seus fiéis : Não se preocupem meus filhos, a Monarquia voltará e seremos novamente um pais próspero.
    Padre Cicero Romão Batista.

    ResponderExcluir
  2. A pobre gente brasileira de hoje só conheceu os frutos desta fracassada republiqueta. Por isso nem sabe fazer comparação com a outra forma de governo que tivermos durante 389 anos: a Monarquia.

    O sistema político que todos fomos obrigados a estudar e suportar desde cedo, na mais tenra infância — seja pelas escolas cujos currículos são controlados pelo governo republicano, seja pela mídia brasileira, a mais sórdida do mundo — foi essa “ré – pública” que nunca deu certo...

    O que gostaria que todos os brasileiros soubessem é que a antiga forma de governo, a monarquia, não só era muito melhor, como também era mais pacífica, menos totalitária, oferecia mais liberdade, e era mais propensa ao desenvolvimento do Brasil do que o “caos” que vivemos e sofremos hoje.

    ResponderExcluir
  3. Registre-se que a passagem do regime de Monarquia para República no Brasil não teve participação do povo. Floriano Peixoto, traindo D. Pedro II, simplesnente deu um "golpe baixo"...

    ResponderExcluir
  4. Antônio Gonçalo - A história sustenta que o Marechal Deodoro da Fonseca uma semana depois de proclamar a republica já estava arrependido. Hoje os brasileiros se dividem entre "Lula ou Bolsonaro". Um povo assim não merecia ser governado por Dom Pedro II ou Isabel.

    ResponderExcluir